Dicas

4 aplicações para os amantes de leitura

Pode a tecnologia ajudar no prazer de ler?

Diogo Simões
14 de Jan de 2022
3 minutos de leitura

Índice

A leitura está na moda. Sim! Eu sei, parece uma observação estranha e saída de alguém que o diz somente por ler. Mas, se repararem nas redes sociais, os livros parecem ter, na pandemia, voltado a um estatuto outrora esquecido. Esta popularidade é passageira, infelizmente, mas com esta publicação quero dar-vos a descobrir algumas aplicações que podem ser úteis na hora de ler.

Desvaneio

Fonte: Desvaneio (Reprodução)

Com ideia e programadores portugueses, esta aplicação visa juntar o prazer de ler, com a facilidade de se vender livros usados. A aplicação, gratuita para Android e iOS, apresenta uma interface simples, amigável e interativa. É possível, para além da troca e venda de livros, de adicionar livros a diversas listas, e de atualizar os nossos tempos de leitura e ver o nosso progresso em determinado livro. Isto acontece por meio de estatísticas facilmente interpretadas. Algo que caracteriza ainda a aplicação é a partilha de citações no mural da mesma.

Goodreads

Poderia ter colocado esta aplicação da Amazon em primeiro lugar. Contudo, a mesma tem estado debaixo de algumas polémicas, nomeadamente na hora de filtrar comentários racistas ou homofóbicos. A situação, estando reportada, tem estado em resolução. O certo é que a rede continua a ser a maior a nível mundial no que toca aos livros e onde as diversas editoras e escritores se encontram com os seus leitores.

À semelhança da app anterior, podemos guardar o nosso progresso de leitura, criar listas e categorias de classificação, ter um blogue, interagir com autores e outros leitores, partilhar leituras, citações e até participar em questionários. É possível aceder ao Goodreads pelo browser, aplicação Android ou iOS.

Kobo

Photo by Maarten van den Heuvel / Unsplash

Para quem leu a review ao Kobo Clara HD, sabe já que a Kobo é quase que a loja oficial dos e-books em Portugal. Uma que, desde o passado mês, cresceu exponencialmente ao incluir três serviços de "streaming de livros". Ou seja, o leitor, se ao invés de comprar livro a livro, pode optar por um serviço de e-books, de audiolivros ou, se pretender, o pacote completo. Com preços a começar nos 5,99€ até aos 7,99€, ler nunca se tornou tão acessível. Isto não só acontece por a leitura poder ser feita em e-readers da marca, como nos nossos computadores ou dispositivos móveis (Android e iOS).

Fonte: Kobo (Reprodução)

Media 365 Reader

Fonte: Media 365 Reader (via Google Play Store)

Talvez das plataformas menos conhecidas, mas uma que consegue rivalizar até certo ponto com a oferta da Kobo ou de um Kindle, da Amazon. Porquê? Pois na aplicação (Android e iOS) se torna possível ler gratuitamente os livros cujas editoras nela permitam ler. A aplicação, funcionando com anúncios (oferecendo também uma opção paga), leva a leitura a um patamar extremamente acessível. Infelizmente, em Portugal, não são propriamente as editoras mais conhecidas que alimentam o catálogo da Media 365 Reader. Porém, com milhares de livros disponíveis em português (do Brasil de Portugal), pode ser uma aliada no momento de descobrir novas histórias.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.