Dicas

5 apps que te vão ajudar a ser mais produtivo no regresso às aulas

Setembro é sinónimo de fim de férias e de regresso às aulas e estas 5 aplicações vão ajudar-te a preparar o teu ano letivo.

Eduardo Silva
1 de Set de 2021
4 minutos de leitura
Tecnologia
Photo by Jeswin Thomas / Unsplash

Índice

As férias de verão estão a acabar e o regresso às aulas vai levar milhares de alunos às escolas e universidades por todo o país, com uma renovada energia e atitude perante um novo ano letivo que se fará com inúmeros novos desafios.

O arranque de mais um ano poderá ser bastante impactante graças ao regresso a uma rotina de trabalho diário e que se vai prolongar pelos próximos dez meses. No entanto, há formas de agilizar e até minimizar algumas das tarefas dos alunos, especialmente mantendo a organização.

Nesse sentido, com o acesso generalizado a smartphones e tablets, vamos elencar algumas das aplicações móveis que te ajudarão a ingressar em grande na aventura académica de 2021/2022.

Evernote

O Evernote é uma das aplicações de referência para no que toca a produtividade. A aplicação permite aos alunos tirarem notas, marcarem lembretes, organizarem a sua agenda (tanto para trabalho, como para os tempos livres) e também os seus ficheiros.

Esta é uma aplicação muito intuitiva e a variedade de funcionalidades que oferece torna-a perfeita tanto para estudantes, como para trabalhadores. Para além da função organizacional, o Evernote permite também gravar áudio e fazer scan de documentos, bem como desenhar para notas rápidas em dispositivos com suporte para stylus.

O Evernote é uma aplicação gratuita e está disponível na Play Store e na App Store.

Agenda Escolar (School Planner)

A Agenda Escolar é uma aplicação pensada especificamente para os alunos. Através dela, é possível organizar as tarefas em agenda, desde trabalhos de casa, trabalhos de grupo, datas de entrega e as temidas datas dos exames.

A aplicação gira em torno de uma agenda calendarizada e, nesse sentido, possui um design intuitivo e prático, dando também a opção ao utilizador de colorizar as várias tarefas.

A Agenda Escolar está disponível para apenas para Android através da Play Store. Infelizmente, esta ainda não está disponível na App Store, pelo que a alternativa recomendada e com funcionalidades semelhantes será a Agenda Escolar Smart.

Google Drive

Não deve ser novidade que o Google Drive é uma das aplicações de referência para guardar ficheiros na cloud. A verdade é que qualquer estudante terá uma panóplia de ficheiros, como material de estudo ou trabalhos em suporte digital, que devem manter acessíveis e bem organizados.

Pois bem, o Google Drive permite ao utilizador guardar todos estes ficheiros de forma gratuita e aceder aos mesmos através de qualquer dispositivo, desde que tenha instalada a aplicação.

Qualquer utilizador com conta Google pode usufruir de 15GB de armazenamento gratuitamente, sendo que o aumento da capacidade de armazenamento pode ser feita por preços relativamente acessíveis.

A aplicação Google Drive está disponível na Play Store e na App Store.

Adobe Scan

Já mencionamos acima a funcionalidade do Evernote para digitalizar documentos, mas nenhuma outra aplicação é capaz de fazer scan com a eficácia e qualidade do Adobe Scan.

De forma intuitiva, esta aplicação permite-te digitalizar todo o tipo de documentos através da câmara do teu smartphone ou tablet com alta qualidade e converter o documento para PDF, JPEG ou outros formatos, conforme a necessidade.

A aplicação é gratuita e está disponível através na Play Store e na App Store.

Forest

Esta aplicação não é uma aplicação de utilidade, mas não devemos subestimar o seu potencial. Forest é uma aplicação desenvolvida a pensar nos alunos mais procrastinadores e a sua função é estar aberta e quieta.

Isso mesmo. Ao abrir a aplicação, o utilizador planta uma semente e desta nasce uma árvore. Para que a árvore continue a crescer e mais plantas em seu torno surjam, o utilizador deve deixar a aplicação aberta e concentrar-se no estudo/trabalho, caso contrário, a floresta pode até morrer.

O objetivo da aplicação é claro: impedir que o utilizador se distraia com redes sociais, jogos ou outro tipo de conteúdos que possam ser acedidos através do dispositivo onde a aplicação está instalada.

Forest pode ser descarregado de forma gratuita através da Play Store e da App Store.

Menções honrosas para casos mais específicos

Duolingo: Excelente forma de aprender outras línguas através de vários jogos.

Photomath: Faz scan a equações e verifica, não só, o seu resultado, mas também a forma de as resolver.

RealCalc Scientific Calculator: Melhor calculadora cientifica para estudantes.

Dragon Anywhere: Melhor aplicação para transcrever texto em forma de notas.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.