Tecnologia

5 apps que vão ajudar os pais a confiarem os smartphones aos mais pequenos

É cada vez mais fácil proteger os mais pequenos dos perigos da internet e estas aplicações ajudam imenso!

Eduardo Silva
4 de Nov de 2021
3 minutos de leitura
Photo by pan xiaozhen / Unsplash

Índice

Emprestar o telemóvel a uma criança em 2021 continua a ser uma tarefa que merece a maior atenção dos pais. Com a quantidade de dados aos quais um smartphone ou um tablet é capaz garantir acesso, é necessário o devido cuidado ao emprestar aos mais pequenos este tipo de dispositivos.

É nesse sentido que muitas das nossas fabricantes favoritas desenvolvem modos de utilização dedicados para crianças, que limitam a utilização a determinadas aplicações e que (no papel) são capazes de focar a atenção apenas em jogos e outros divertimentos.

No entanto, estes modos nem sempre cumprem os requisitos que os pais esperam, não sendo um enorme desafio fazer a sua desativação. Nesse sentido, várias aplicações disponíveis na Play Store revelam-se bem mais seguras e oferecem uma proteção melhorada, dando aos pais um maior controlo sobre a utilização dos seus dispositivos. Vamos assim enumerar algumas das nossas favoritas.

AppLock (IvyMobile)

Tal como o nome indica, a aplicação AppLock da IvyMobile permite aos utilizadores bloquearem determinadas aplicações com uma palavra-chave que impedirá qualquer pessoa de aceder a essa mesma aplicação. Aqui, o principal foco serão os miúdos, que ficarão barrados pela password e não poderão aceder às aplicações filtradas.

Esta app vem assim impedir que, caso a criança saia do YouTube Kids ou do seu jogo preferido e tente aceder a uma aplicação como o Instagram ou o MB Way, uma caixa para introdução da palavra-chave apareça exigindo que a mesma seja introduzida para garantir o acesso à mesma.

Podes descarregar gratuitamente na Play Store.

eyeZy

A aplicação eyeZy é especializada na monitorização da atividade dos utilizadores. Através desta app, é possível aos pais controlarem todo o conteúdo ao qual as crianças têm acesso, com um histórico informativo onde é possível conferir mensagens de texto, chats e emails trocados.

Esta aplicação vai mais além ao permitir conferir todas as imagens e vídeos que as crianças trocaram com os amigos, bem como conferir a localização via GPS de onde os mais pequenos estão, com alertas em forma de notificação.

Podes descarregar eyeZy através do website oficial.

Uma das aplicações mais famosas, a Google Family Link é a opção gratuita mais convencional e a melhor opção para obter um registo de atividade dos smartphones dos mais pequenos.

Através desta aplicação, cuja integração no sistema operativo Android é muito superior às restantes opções desta lista, os pais poderão saber quais as aplicações utilizadas pelas crianças, a sua geolocalização, hábitos de utilização e até bloquear temporariamente a utilização do dispositivo para que os mais pequenos aproveitem outro tipo de atividades que não sejam dependentes dos seus smartphones ou tablets.

Podes descarregar de forma gratuita a Google Family Link na Play Store.

Find My Kids

Apesar de já termos abordado algumas aplicações que conseguem informar os pais sobre a localização dos filhos através do sinal de GPS dos smartphones, mais nenhuma executa esta tarefa como a Find My Kids.

A aplicação permite, como já acima mencionamos, saber a localização das crianças, mas também enviar alertas, saber o estado da bateria e o sinal do GPS, e disponibiliza também um chat para toda a família, podendo haver assim comunicações dentro da própria app.

Podes obter a Find My Kids através da Play Store (serviço sujeito a subscrição).

Safe Lagoon

Esta é uma das propostas alternativas à Google Family Link, com outro tipo de funcionalidades interessantes. Para além de fornecer dados sobre localização, aplicações utilizadas, mensagens de texto e imagens trocadas, a app Safe Lagoon permite limitar o tempo de utilização de cada aplicação ou jogo, bem como bloquear inteiramente o smartphone.

Adicionalmente, esta é uma boa forma de instruir os mais pequenos sobre quais os locais que estes não devem aceder, com marcações no mapa que podem ser introduzidas pelos pais

Podes descarregar Safe Lagoon através da Play Store.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.