Tecnologia

Altera estas definições para maior segurança, privacidade e bateria no teu Android

Fica a conhecer as definições que deves desligar para ter mais privacidade e bateria no teu android.

Diogo Simões
29 de Ago de 2021
4 minutos de leitura
Dicas
Photo by Sten Ritterfeld / Unsplash

Índice

Procuras mais privacidade, bateria e segurança no teu smartphone? Descobre como podes ter tudo isto neste artigo explicativo!

Com versões Android cada vez mais completas e complexas, por vezes torna-se difícil de compreender as diversas definições que encontramos nos nossos telemóveis. A pensar nisto, e após eu próprio experimentar, deixo-vos um conjunto de definições que podem fazer diferença na hora de obter e ganhar maior controlo da privacidade e bateria.

Remover anúncios alterando o DNS

É irritante o número de publicidade que poderemos encontrar nos nossos telemóveis. A pensar nisto, encontramos nas Definições — Ligações — Mais definições de ligação e selecionar a opção de DNS privado. Aqui, tanto podem meter em privado, como inserir manualmente dns.adguard.com. Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Torna-se importante se algumas aplicações poderão não funcionar corretamente, mas é uma ótima forma de nos mantermos protegidos e de manter a nossa interface mais limpa.

Parar com os anúncios personalizados

É fácil para a Google, com todos os dados que recolhe de nós, perceber o que gostamos. Mas existe uma forma de nos protegermos disto ao desabilitar os anúncios personalizados. Para isto basta aceder a Definições — Google — Anúncios e ativar a opção Desativar a Personalização de anúncios.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Mas calma, ainda não acabou, pois há muito que se esconde nesta página da Google. Na verdade, se retrocederemos para a página anterior e carregarmos nos três pontos do canto superior direito e selecionam Utilização e diagnósticos. No que irão ver podem desativar. Isto permite que a Google deixe de recolher dados obtidos por meio da tua utilização e de cada aplicação.

Parar com o histórico de localização

Apesar de, por vezes, esta funcionalidade ser útil, pode ser bizarro uma empresa ter cada sítio a que fomos, as horas e por aí em diante. Mas desativar isto é fácil. Para isso basta aceder a Definições — Localização  e ativar ou desativar as definições de Histórico de localizações da Google, Partilha de localização no Google, Precisão da localização da Google e Serviço de localização de emergência.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Na primeira opção, Histórico de localização da Google, podem ativar ou desativar o histórico, bem como eliminá-lo ou agendar essa limpeza para intervalos de 3, 18 e 36 meses.

Limitar acesso à localização

Por vezes, para se obter uma localização exata, o smartphone utiliza Bluetooth e Wi-fi, e isto mesmo quando estão desligados. Desativar isto é fácil e podem fazê-lo recorrendo a Definições — Localização — Melhorar exatidão. Aqui basta desativar as opções de Pesquisa de Wi-Fi ou Bluetooth.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Isto ajuda ainda na hora de bateria, já que o telemóvel não estará constantemente a procurar redes de Wi-Fi nem Bluetooth.

Esconder notificações

Pode ser desconfortável ter alguém a ler a notificação que recebemos. A pensar nisto, o Android permite escolher se queremos esconder o conteúdo ou não. Para isso basta ir a Definições — Notificações e ativar/desativar a opção de notificação sensível. Em dispositivos Samsung tal encontra-se no menu de ecrã de bloqueio — Notificações e selecionar a opção Só ícones e Ocultar conteúdo.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Desativar o 5G

Numa altura onde Portugal ainda não tem redes 5G e smartphones com esta tecnologia já se encontram em diferentes faixas de preço, poderá ser boa ideia desativar a procura constante desta rede que não temos. Para tal basta ir a Definições — Ligações — Redes móveis — Modo de rede. Aqui podemos restringir que tipo de redes queremos que o smartphone procure.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Acabar com a procura de dispositivos próximos

Sendo uma funcionalidade boa e até essência por questões de emparelhamento de produtos e de diferentes marcas, esta definição pode também prejudicar a bateria. Porquê? Pela procura constante de dispositivos próximos. Para saberem e desativarem esta opção podem ir a Definições — Ligações — Mais definições de ligação e ativar ou desativar a opção Pesquisa de dispositivos próximos.

Se não encontrarem a opção, podem experimentar procurar na barra de pesquisas do vosso telemóvel.

Já conheciam estas definições? Quais usam?

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.