Tecnologia

O Android 12 ainda não chegou, mas o seu sucessor poderá estar mais próximo do que esperado

Já não falta muito tempo para conhecermos o Android 12 na sua versão estável, mas uma nova versão pode estar a caminho. E não é o Android 13!

Eduardo Silva
16 de Set de 2021
2 minutos de leitura

Estamos muito próximos de conhecer o Android 12, a nova versão do sistema operativo mais utilizado por smartphones em todo o mundo, naquela que será uma das maiores atualizações dos últimos anos, especialmente no capítulo estético.

De acordo com uma recente descoberta no fórum XDA Developers, a Google poderá estar a preparar um point update para o Android 12, que poderá mesmo chegar ainda este ano. Esta pequena atualização pode trazer algumas pequenas novidades, ainda que, essencialmente, seja apenas uma versão atualizada do Android 12.

A forma como a atualização foi descoberta é, no mínimo, curiosa. Aquando o lançamento da quinta versão beta do Android 12, a última antes da versão estável, foi a própria Google a aconselhar os programadores a fazerem a atualização para o API nível 31, correspondente ao framework da nova versão Android. A cada nova versão Android, a Google faz a atualização do nível API, com o nível 30 a corresponder ao Android 11, o nível 29 a corresponder ao Android 10 e assim sucessivamente.

Ao analisar o AOSP Gerrit, um programador do XDA Developers detetou evidências de que o nível 32 API corresponde ao Android 12 "sc-v2", sendo que "sc", segundo a discussão no fórum, será correspondente a "Snow Cone", a sobremesa que serve de nome de código entre os programadores Google. Segundo reporta o fórum XDA Developers, o API nível 32 corresponderá a um potencial Android 12.1, enquanto o API nível 33 vai corresponder ao Android 13 T.

Curiosamente, desde o Android 8.1 Oreo que a Google não lançava uma versão intermédia dos seus sistemas operativos. Estas atualizações tendem a trazer apenas pequenas alterações que não justificam serem adiadas para toda uma nova versão, pelo que não será de admirar que o Android 12, logo após o seu lançamento, venha a receber alterações para o Android 12.1.

Outra consideração a ter será o facto de, para muitas fabricantes, esta situação poder vir a significar algum atraso na atualização do software dos seus smartphones. Como temos visto nos últimos anos, não são poucos os utilizadores que têm de esperar mais de meio ano para receberem a nova versão Android, pelo que será interessante perceber se a nova versão 12.1 não implicará que muitas fabricantes optem por transitar diretamente do Android 11 para o Android 12.1.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.