Tecnologia

AOSP do Android 12 já chegou! Nova versão do sistema está repleta de novidades

Versão final do Android 12 já está disponível

Eduardo Silva
4 de Out de 2021
6 minutos de leitura
Photo by Eriel Suarez / Unsplash

Índice

O Android 12 é a nova versão do sistema operativo mais popular do mercado. A nova versão representa um novo passo para o sistema operativo da Google e, por isso mesmo, as novidades são muitas.

Com o Android 12, há uma nova "cara" para todo o sistema, sendo um dos principais temas do lançamento. O novo design terá importância tanto no capítulo estético, como no capítulo funcional, com todo o sistema a girar em torno de uma experiência que a Google pretende que seja cada vez mais próxima do que os Google Pixel trazem ao mercado.

Vamos então conhecer o Android 12 que hoje foi lançado — para já apenas no programa OpenSource.

Design Material You

Dissemos acima e voltamos a repetir. Um dos principais pontos atrativos do Android 12 é o seu novo aspeto, com a Google a adotar a linguagem Material You que tanto tem agradado àqueles que testaram as versões beta.

No Google I/O 2021, a própria empresa confirmou que esta seria a maior atualização aos visuais do sistema em vários anos, sendo que a ideia por detrás deste novo aspeto será dar ao utilizador uma sensação de influência sobre o design do software.

Com o Android 12, o sistema operativo faz uma análise à imagem de fundo do ambiente de trabalho do smartphone para nele inspirar as cores de todo o sistema. Esta será uma forma de o smartphone se adaptar de forma automática aos gostos do utilizador.

A estética terá também um lado funcional e o Android 12 abdica dos clássicos ícones circulares na cortina de controlos. Ao puxar a cortina, encontramos agora um painel de controlo com botões retangulares com cantos arredondados, com funcionalidades semelhantes às Quick Tiles.

Como seria de esperar, o menu de definições recebe também algumas alterações estéticas para condizer com toda a nova linguagem, bem como a aplicação Wallpaper & Style, que está modernizada e adaptada ao estilo Material You.

O objetivo desta mudança será concentrar mais funcionalidades nestes botões prioritários do software, que passarão também a oferecer mais informação ao utilizador.

Segurança e Privacidade

O Android 12 está mais transparente com o utilizador. A nova versão do sistema operativo fornece um maior número de informações sobre as permissões e informações às quais as aplicações têm acesso.

O Privacy Dashboard será o responsável por te permitir perceber que informações são (ou foram) acedidas pelas aplicações. Isto é, ao ser aberto, este painel de controlo vai permitir-se perceber quais as aplicações que acederam à câmara, localização, armazenamento, entre outras componentes do teu smartphone durante as últimas 24 horas.

Não descorando, será também dada a possibilidade ao utilizador de, através do Privacy Dashboard, controlar as permissões dadas a cada aplicação, com a opção "gerir permissões".

Atualizações via Google Play

Um dos principais motivos para a demora na chegada de funcionalidades das novas versões do Android à maioria dos dispositivos prende-se com a forma como o sistema da Google chega aos terminais através das várias marcas (com a exceção dos Google Pixel).

A Google pretende agilizar o processo através do Mainline, que recebeu o Android Runtime. Esta chegada vai permitir aos utilizadores receberem atualizações de funcionalidades através do Google Play, sem a necessidade de atualizações completas de sistema.

Novos Widgets

Com o Android 12 há também novos widgets e uma nova forma de os organizar. O principal destaque (e há muito já conhecido), é o widget de estado do tempo com um design adaptado à nova linguagem do sistema.

Há também uma nova forma de organizar os widgets. Ao fazer a adição ao ambiente de trabalho, o utilizador passa a contemplar um maior número de categorias, que poderá ser útil para encontrar o widget certo a aplicar.

Notificações

As alterações estéticas mencionadas acima também se estendem à cortina de notificações. A Google traz aqui um novo desenho e uma cortina melhorada para as notificações do sistema, com uma forma mais direta de levar o utilizador diretamente da notificação para a aplicação em questão.

As notificações de serviços serão também mais inteligentes, já que haverá um delay de 10 segundos em algumas tarefas que permitirá bloquear notificações de alertas desnecessários durante o processamento de determinada tarefa da qual o utilizador está bem ciente.

Hibernação de Aplicações

As aplicações não utilizadas podem ser uma dor de cabeça disfarçada em alguns sistemas. Para além do espaço que ocupam, estas apps muitas vezes ignoradas continuam a manter permissões ativas e, por vezes, a drenar a bateria.

Com a chegada da App Hibernation, o sistema passará agora a limpar o cache e ficheiros criados pela aplicação hibernada, retirando-lhe também automaticamente as permissões concedidas, por uma questão de segurança e privacidade.

Esta funcionalidade poderá beneficiar principalmente smartphones mais antigos ou até aqueles mais recentes com pouca capacidade de armazenamento, já que o Android 12 não deixará que estas aplicações inutilizadas se continuem a apoderar do tão precioso espaço.

Novas funcionalidades

Como seria de esperar, com o Android 12 chegam também várias alterações às funcionalidades do sistema, que vêm melhorar a experiência de utilização geral do smartphone. A começar pela captura de ecrã, é agora possível fazer uma captura vertical longa, deslizando o ecrã. Esta funcionalidade já está presente em alguns modelos de fabricantes Android, mas nunca foi inerente ao sistema. Agora, será mais fácil captar toda a informação de uma longa página web ou documento, tudo no mesmo ficheiro de imagem.

Uma das mais interessantes novidades do Android 12 é o AppSearch. Esta é a nova forma de procurar informações ou ficheiros em aplicações instaladas no smartphone e pode ser feito mesmo sem conectividade à internet. Este motor de busca funcionará por defeito em qualquer aplicação, sendo que, por exemplo, se procurares por uma música numa app dedicada à sua reprodução, a AppSearch vai tratar de descobrir qual é a música que pretendes, bem como algumas outras sugestões relacionadas.

Uma nova forma de aceder rapidamente às aplicações chega com o Android 12, mas esta funcionalidade será (muito provavelmente) exclusiva aos smartphones da Google. Com o double-tap, um duplo toque na traseira do smartphone permite desbloquear automaticamente uma determinada aplicação pré-selecionada pelo utilizador. Inicialmente prevista para o Android 11, esta funcionalidade é agora incluída no Android 12, o que fará as delícias dos faz dos atalhos rápidos.

Numa altura em que os telemóveis têm tamanhos cada vez mais grotescos, a utilização com uma mão apenas se torna viável através dos modos de utilização com uma mão. O sistema operativo Android nunca forneceu este modo por defeito, sendo que as próprias fabricantes foram adotando o seu próprio modo one-handed.

Com o Android 12 isso muda, já que será agora possível aceder às definições e ativar a funcionalidade, para que no ambiente de trabalho, simplesmente deslizando para baixo na parte inferior do ecrã, fará com que o sistema encolha para praticamente metade do tamanho, reduzindo o seu aspeto, mas facilitando a usabilidade.

Por fim, não podemos deixar de destacar as alterações à rotação automática do ecrã. Não são poucas as situações onde o sistema passa do modo vertical para o modo horizontal, sem que o utilizador de facto o necessite. Este sistema vai passar a ser mais inteligente com o Android 12, recorrendo à câmara frontal para detetar qual a posição do utilizador e, dessa forma, compreender qual a necessidade naquele preciso momento, procedendo então à rotação do ecrã apenas quando for de facto necessário e conveniente.

Novos Emojis

Por fim, não podemos esquecer todos os novos emojis, com alguns a sofrerem mais alterações do que outros. No geral, o Android 12 traz uma atualização ao aspeto dos seus emojis, contendo agora um total de 389.

As novidades são algumas, sendo que é mais notória a profundidade em cada um deles, bem como o detalhe (veja-se o exemplo do emoji "coco". Curiosamente, o emoji "smartphone" deixa de fazer lembrar um terminal Android antigo, para aquele que aparenta ser um iPhone...

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.