Tecnologia

Apple: 8 produtos que poderão chegar ao mercado nos próximos anos

Os segredos da Apple para os próximos anos são muitos!

Eduardo Silva
15 de Dez de 2021
5 minutos de leitura

Índice

A Apple teve um final de 2021 muito entusiasmante, com o lançamento de vários novos produtos para todos os gostos, como os novos MacBook Pro 14" e 16", o iPhone 13 e as suas variantes, novos AirPods 3, Apple Watch Series 7, entre outros. Depois de um ano em cheio, a empresa da maçã está já a preparar o próximo ano de 2022, onde os fãs da marca esperam mais um ano recheado de novidades.

Nesse sentido, os rumores sobre os próximos produtos desenvolvidos pela empresa de Cupertino são já muitos, sendo especialmente interessantes alguns produtos que, atualmente, são altamente secretos. Sendo muitos deles estreias no mercado para a empresa, há muita especulação sobre o trabalho desenvolvido pela Apple, com a curiosidade dos entusiastas à mistura. Assim, ainda que vários destes produtos estejam ainda longe de chegar às lojas, vamos listar de seguida oito produtos Apple que estão alegadamente a ser desenvolvidos neste momento.

Apple Drone

Começamos com um produto altamente inesperado. Apesar da mestria da Apple na captura de fotografia e vídeo através do iPhone, poucos seriam aqueles que apostavam o seu dinheiro na hipótese de a Apple desenvolver um drone.

A verdade é que, de acordo com o website iDropNews, a Apple estará mesmo a desenvolver um "Apple Drone" há cerca de um ano. Este projeto tirará partido dos sensores LiDAR, que serão integrados no Drone e permitirá ao utilizador controlar o mesmo através do iPhone ou iPad de forma efetiva.

Infelizmente para os interessados, o desenvolvimento do drone está ainda nas suas fases iniciais, com a Apple a registar patentes para o mesmo. O ano de 2022 poderá ser assim uma meta irrealista, pelo que teremos de aguardar mais alguns anos para conhecer o trabalho da empresa neste capítulo.

Apple Glass

Em 2021 os rumores intensificaram-se sobre os  EsApple Glass. Estes serão alegadamente os primeiros smart glasses da Apple e farão parte do programa da empresa que terá dois projetos para óculos de realidade virtual e aumentada ativos neste momento.

De acordo com os rumores, uma das principais características dos Apple Glass será a possibilidade de o utilizador visualizar notificações nos próprios óculos, sem ter de recorrer ao dispositivo ao qual estes estão conectados. Esta funcionalidade permitirá ver mensagens e emails nas lentes do dispositivo, sendo que, segundo os rumores, será também possível jogar jogos especialmente adaptados. Para controlar todas as funcionalidades dos Apple Glass, uma aplicação própria está a ser trabalhada e será disponibilizada na App Store.

Ainda sem data oficial de lançamento, este é sem dúvida um dos produtos que poderá revolucionar o mercado se for revelado nos próximos dois a três anos.

Headset Apple dedicado a AR e VR

Como mencionamos acima, a Apple possui dois projetos para óculos de realidade aumentada e virtual. Para além dos Apple Glass, o dispositivo para uso casual, a empresa liderada por Tim Cook tem também em andamento um projeto para um headset VR/AR que poderá chegar muito em breve aos mercados.

Estes óculos de mixed reality serão muito especiais, contendo dois ecrãs com resolução 8K, câmaras dedicadas ao eye-tracking e serão equipados por um processador ainda mais poderoso do que o Apple M1. Os sensores deste dispositivo estão preparados para garantir uma análise efetiva do espaço em torno do utilizador, com reconhecimento de superfícies e dimensões dos espaços.

As várias fontes garantem que estes óculos VR/AR da Apple poderão mesmo chegar ao mercado já em 2022.

Apple Car

Apesar de já serem registados rumores sobre o Apple Car há cerca de cinco anos, a sua revelação parece ainda estar longe. Em 2021, várias foram as notícias sobre uma parceria entre a Apple e as empresas sul-coreanas Hyundai e Kia, sendo estas as principais candidatas ao fabrico dos automóveis.

Ainda que nada esteja oficialmente anunciado, há já algumas características que vêm sendo discutidas. Entre elas, os maiores destaques são que o Apple Car será 100% elétrico e beneficiará de um sistema de condução autónomo. Enquanto a primeira característica poderá ser algo esperada, será interessante conhecer o sistema de condução autónoma da Apple, já que este tipo de sistemas tem tido uma integração gradual no mercado, estando também sujeita à legislação de cada país.

Quanto ao seu lançamento, é quase certo que 2022 não será um período onde realisticamente a Apple fará a apresentação do veículo. Os mais otimistas apontam para 2023 como o ano em que finalmente ficaremos a conhecer o Apple Car, mas a grande maioria dos informados aponta para um mais tardio ano de 2025.

iPhone dobrável

Os smartphone sdobráveis têm aparecido no mercado nos últimos anos e a Samsung tem dominado este segmento, sendo atualmente a referência com o Galaxy Z Fold3 e o Galaxy Z Flip3. A Apple estará alegadamente a trabalhar em projetos de smartphone dobrável, havendo até quem acredite que dois modelos poderão ser lançados eventualmente.

Ainda assim, são desconhecidos os pormenores sobre estes projetos, sendo que as fontes apontam para que o lançamento apenas aconteça em 2023.

Novo HomePod com ecrã integrado

A Apple tomou a decisão de dar preferência ao HomePod mini em 2021 e a escolha do público tem refletido esta escolha. No entanto, os próximos passos para o smart speaker poderão passar por um novo aumento do tamanho. Mas de forma diferente.

De acordo com os rumores, a Apple está a trabalhar num novo HomePod com um ecrã. Os detalhes sobre este dispositivo são ainda desconhecidos, sendo que as fontes garantem que o seu lançamento está ainda longe de ser uma realidade.

Apple Display para todas as carteiras

O Apple Pro Display XDR é um monitor de alta qualidade da Apple, mas apenas disponível para aqueles que estão dispostos a desembolsar 5,599 euros (preço em Portugal). Apesar dos bons argumentos do monitor, os fãs há muito que pedem uma alternativa bem mais em conta. E a Apple poderá estar a preparar isso mesmo.

De acordo com várias fontes, a Apple está a trabalhar num novo monitor desde o início de 2021. Os detalhes são ainda escassos, mas especula-se que este ecrã chegará ao mercado com um preço a rondar os 1.000 euros, o que será bem mais acessível para os interessados.

Novos produtos inteligentes lá para casa

Por fim, segundo algumas fontes, a Apple poderá estar a trabalhar em mais smart home devices. Novamente, os detalhes são ainda poucos, mas acredita-se que a empresa da maçã poderá estar a desenvolver um novo smart speaker com Apple TV, uma nova câmara de segurança e até uma campainha inteligente.

O objetivo da Apple será integrar os seus serviços disponíveis através das várias plataformas e melhorar a experiência que o seu ecossistema oferece, estendendo a outras necessidades diárias dos consumidores.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.