Tecnologia

Apple Watch Series 7 Vs. Series 6: o que muda?

Um debate habitual: o novo ou o do ano passado?

Eduardo Silva
8 de Out de 2021
3 minutos de leitura

Índice

O Apple Watch Series 7 é a nova geração do relógio inteligente da Apple e está prestes a estar disponível nas lojas em Portugal. Com as encomendas a terem início nesta sexta-feira, pelas 13h, e as primeiras unidades a estarem oficialmente disponíveis no dia 15 de outubro, os utilizadores estão cada vez mais perto de poder usufruir do novo smartwatch da Apple e de todas as suas novidades.

No entanto, vários interessados neste relógio poderão questionar-se sobre a real valia deste face à anterior geração, o Apple Watch Series 6. Afinal, há um ano atrás a sexta geração do smartwatch afirmava-se como um dos melhores do mercado e, em tão curto período de tempo, não deverá ter deixado de o ser. Assim, será o salto geracional assim tão acentuado que compense ignorar o atrativo preço mais baixo para o Apple Watch Series 6?

A resposta a esta pergunta dependerá de cada um. No entanto, há vários fatores a considerar quando colocamos lado-a-lado ambos os modelos, pelo que vamos explorar de seguida os principais pontos em que se verifica uma melhoria, bem como aqueles onde ambos se equiparam.

Design e ecrã

Os utilizadores mais vaidosos chegarão a este ponto e não terão dúvidas: o Apple Watch Series 7 vale totalmente a pena. O novo design do relógio é bem mais moderno e destaca-se pela forma como o novo ecrã aproveita quase na totalidade a superfície do painel em vidro, com margens bem mais estreitas do que a anterior geração.

Não só a nível estético este aumento de 20% do ecrã será um ponto atrativo, mas também no que toca à forma como o sistema se apresenta perante o utilizador. Tirando partido do maior espaço disponível, o watchOS 8 é também capaz de adaptar os botões a um tamanho maior, sendo mais fácil interagir com eles.

O Apple Watch Series 7 mantém a mesma base do design da anterior geração, sendo que a restante estrutura em alumínio mantém-se intacta, havendo, por isso, compatibilidade com anteriores pulseiras.

No entanto, há que considerar também que o novo relógio tem também dois novos tamanhos, de 41 e 45 milímetros, ligeiramente maiores aos tamanhos do Apple Watch Series 6, de 40 e 44 milímetros.

Desempenho, autonomia e carregamento

O Apple Watch Series 7 vem estrear um novo processador, o Apple S7, não será de esperar uma melhoria de relevo ao nível do desempenho. Aliás, a Apple não fez sequer referência à existência do novo processador para o seu relógio, pelo que será quase certo que, para além do nome, muito dificilmente encontraremos diferenças face ao Apple S6. Assim, mantém-se um sistema dual-core com as mesmas opções de armazenamento de 32 GB.

Há, no entanto, novidades ao nível do carregamento. Apesar de se manterem as mesmas 18 horas de autonomia, o Apple Watch Series 7 é bastante superior quando chega a hora de carregar a bateria, chegando dos 0 aos 88% em apenas 45 minutos, uma melhoria considerável face aos 60 minutos que o Apple Watch Series 6 demora a cumprir a mesma tarefa.

Funcionalidades

Apesar dos vários rumores sobre uma panóplia de novos sensores e funcionalidades, a Apple decidiu adiar todos os seus planos para 2022. Assim, entre o Apple Watch Series 7 e Series 6 não há qualquer novidade relativa a funcionalidades.

Caso optes por qualquer um dos modelos, continuarás a usufruir de medição do ritmo cardíaco, medição do sono, deteção dos níveis de oxigénio no sangue (sensor SpO2), deteção de queda, resistência à água e sistema de emergência.

Preço

Por fim, o preço. Não será surpresa para ninguém que, com a chegada do Apple Watch Series 7, o seu antecessor passará a ser uma proposta mais acessível, o que pode ser um fator importante para a compra.

Apesar de não terem sido confirmados oficialmente, os preços esperados para o Apple Watch Series 7 serão de 439 euros para a versão de 41 milímetros e 469 euros para a versão de 45 milímetros. O preço após descida do Apple Watch Series 6 ainda não está confirmado, mas representará um corte interessante para os possíveis interessantes. E considerando que este relógio mantém a grande maioria das funcionalidades do seu sucessor, poderá ser a proposta ideal para os menos vaidosos.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.