Ciência

As novas missões da NASA a Vénus

Fica a conhecer as novas missões da agência espacial norte-americana.

Diogo Simões
11 de Jun de 2021
1 minuto de leitura

Numa década onde as atenções estão maioritariamente viradas para Marte, nomeadamente com a missão Preserverance, foi na passada semana que a NASA anunciou 411 milhões de euros para, não uma, mas duas missões àquele que é o segundo planeta do nosso sistema solar.

Estas missões, a decorrer entre 2028 e 2030, visam investigar a componente geológica do planeta por forma a dar respostas ao porquê de a Terra e Vénus, de estrutura semelhante, serem tão distintos.

As missões alvos deste investimento da NASA são a DAVINCI+ (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry and Imaging) e a VERITAS (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography and Spectroscopy).

DAVINCI+

Esta missão visa medir a composição tóxica da atmosférica de Vénus e, desta forma, criar um modelo que permita compreender que forma evolui. Esta sonda consistirá, também num veículo, permitirá ainda o envio de imagens por forma a perceber se, tal como a Terra, Vénus tem placas tectónicas.

VERITAS

A outra missão, a VERITAS, terá como intuito o mapeamento da superfície de Vénus por forma a complementar as descobertas da missão anterior e criar um modelo da sua geologia por forma a compreendermos a história do planeta.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.