Tecnologia

As novidades da terceira beta do Android 12

O Android 12 aproxima-se a passos largos do seu lançamento. Eis as últimas novidades!

Diogo Simões
15 de Jul de 2021
3 minutos de leitura

Após os passos gigantes dados com a Beta 2 do esperado Android 12, a Google disponibilizou a terceira interação do sistema que tem a previsão de chegar à sua versão estável no final do ano.

Com toques mais suaves no código, esta versão veio corrigir alguns defeitos nas pastas do sistema, bem como introduzir (nos Pixel) efeitos quando nos deslocamos nas definições do aparelho. Algo que parece estar a ser trabalhado pela Google é uma recomendação de média, a aparecer na barra de notificações e de acordo com o conteúdo que vemos.

Uma funcionalidade interessante, e amiga do multitasking, é uma opção rápida que aparece no momento de copiarmos o endereço de uma página no Chrome.  O logótipo da Google Assistant substitui o icónico microfone na barra de pesquisas Google e a opção de ativar o Assistant pelo menu power foi adicionada. Ainda no campo das melhorias, encontramos um redesenhar dos ícones de informação das aplicações.

Fonte: 9to5Google

Os ícones coloridos desapareceram também das definições, aliado a um novo posicionamento do botão para ativar o Wi-Fi nas definições.

Relativamente às questões de personalização, a Google redesenhou a área de Papéis de Parede e Estilo, estando agora semelhante àquela vista no vídeo oficial do Android 12.

Outra mudança (drástica) foi a confirmação de que, com o Android 12, e ao contrário do que a Google tinha introduzido no Android 10 e 11, não será possível alterar os ícones e fontes do sistema. Tal acontece pela preferência da empresa dada ao Material You. Uma vez que cada fabricante, na sua interface, escolhe o que adota ou não, teremos de esperar para saber se mais fabricantes irão deixar de ter esta opção.

Outra melhoria acontece numa pequena mudança no visual da opção captura de ecrã, em especial para aquelas bem longas (e que faz parte das novidades do SO). Agora, as opções de continuar a tirar captura de ecrã, recortar ou partilhar aparecem de forma mais pronunciada para o utilizador.

Fonte: 9to5Google

Apesar desta novidade ser exclusiva da linha Pixel, torna-se relevante mencionar que a Câmara ganhou algumas atualizações nas suas cores e algoritmos. Uma vez que existem diversos ports desta aplicação para dispositivos não-Pixel, qualquer novidade naquela que é das aplicações de fotografia mais popular, é de nota.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.