Tecnologia

As novidades da segunda versão Beta do Android 12

Conhece as novidades da Beta 2 do Android 12

Diogo Simões
20 de Jun de 2021
4 minutos de leitura

Índice

Com a apresentação do Android 12 e a chegada da Beta 2 do sistema operativo da Google, muitas foram as novidades nas quais os utilizadores puderam pôs as mãos. Sendo esta das versões com mais taxa de instalação somente com a sua versão Beta, importa vermos tudo o que a Google trouxe aos seus utilizadores. Como esperado, e já referido em artigos anteriores, muitas destas funcionalidades poderão ficar exclusivas da linha Pixel. Contudo, face a tamanha popularidade da Material You, é certo que diversas fabricantes respondam com ofertas semelhantes.

Design e Widgets

Com a Google a planear oito lançamentos antes da versão final, a Beta 2 do Android 12 traz um redesenhar e uma maior abrangência do novo widget de conversas. Esta promissora novidade será excelente para não perdermos nenhuma mensagem que recebamos, quer estejamos na aplicação de SMS, quer de Messenger ou WhatsApp.

Outra das alterações à interface acontece no famoso Picture-in-Picture. Agora, ao invés de se alterar o tamanho da pequena janela do vídeo em segundo plano com os dedos no canto, basta tocar no pequeno vídeo para o expandir e ocupar uma área maior do ecrã. Isto ajuda no momento de evitar toques acidentais e dá um ar mais limpo a esta implementação.

Também o menu de acesso rápido recebeu uma atualização, onde os botões do Google Pay e Home foram adicionados para uma maior facilidade de acesso. Este acesso ao Google Pay permite ainda, de forma rápida, dar acesso aos cartões associados à conta (pena não termos a funcionalidade em Portugal, não é?).

A introdução do Google Pay não termina aqui, visto que se torna possível adicionar um atalho para pagamentos por NFC ao ecrã de bloqueio. Outro retoque no Beta 2 foi o rearranjo (finalmente) do widget de música, que ocupa menos espaço no ecrã, tornando-se mais apelativo.

Novidades mais subtis encontram-se nas respostas rápidas nas notificações, bem como um destaque para a ativação, ou não, de funcionalidades nas definições.

As definições foram também polidas e com ícones mais destacados para cada área de acesso. Remover aplicações do ecrã inicial ganhou novas animações, assim como os controlos de volume ficaram mais compactos de forma a não ocuparem tanto espaço quando ativados.

Material You

A fazer parte deste tópico está das maiores novidades do Android 12: o Material You e a forma como se tornou funcional nesta versão beta. Ainda estamos longe de obter o mostrado oficialmente pela Google no seu evento, mas os alicerces estão mais que assegurados:

Apesar de alguns papeis de parede puderem resultar em cores confusas, o sistema consegue oferecer já bons níveis de personalização própria.

Fonte: Android Police

Chamadas

Pertencendo às novidades no design e apresentação, também as chamadas que estão em curso ganham uma nova apresentação. Essa agora acontece de forma minimalista e indicativa, especialmente na barra de notificações.

Google Assistant

Das maiores falhas do Assistente da Google está na impossibilidade de desligar o telemóvel à distância ou quando não o conseguirmos por termos as mãos ocupadas. Agora, e de forma a dar uma solução intermédia, a Google dotou o Assistente da capacidade de abrir o power menu, algo que poderá auxiliar muitos utilizadores.

Privacidade

Outro ponto que sofreu alterações foi a privacidade. Tal aconteceu, quer pela inclusão de novas categorias no gráfico de privacidade e disponível nas definições, bem como a adição de cartões para ativar ou desativar o microfone e câmara das definições rápidas.

Os indicadores de utilização da câmara e microfone foram igualmente introduzidos, colmatando assim o sumário de todas as novidades introduzidas nesta versão.

Por qual destas funcionalidades estás mais ansioso?

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.