Tecnologia

As próximas novidades do Twitter

Fica a conhecer o que está o Twitter a preparar.

Diogo Simões
5 de Jul de 2021
3 minutos de leitura
Photo by Alexander Shatov / Unsplash

Índice

Numa altura onde diversas redes sociais procuram chamar a atenção do utilizador através de novas funcionalidades, muitas destas advêm do que existe na concorrência. Sendo que o Twitter não foge à regra da "cópia tecnológica", acredito que chegou a altura de percebermos o que esta rede social tem vindo a testar para os seus utilizadores.

Reações

Popularizado pelo Facebook numa época onde os utilizadores pediam por um botão "não gosto", as reações apareceram para tornar as interações mais divertidas e expressivas. O Twitter, anos mais tarde, parece estar a testar algo semelhante como nos diz a Jane Wong, uma programadora.

Fonte: @wongmjane

Estando a ser testado há já perto de dois meses, a funcionalidade parece, a cada semana que passa, ficar mais perto de chegar ao utilizador comum.

Super Seguidor

Uma das formas de ajudar os criadores de conteúdo com mais de 10.000 seguidores a ganhar dinheiro é o Super Follower.  A funcionalidade funcionará pela possibilidade de um utilizador poder seguir, de forma paga, conteúdo exclusivo ou, até mesmo, responder a tweets específicos por meio desta subscrição.

Fonte: @wongmjane

Comunidades

Fonte: @wongmjane

Das funcionalidades que foi oficialmente apresentada pelo Twitter, em fevereiro, é talvez a que mais me deixa entusiasmado. Com uma premissa semelhante aos grupos, do Facebook, os utilizadores poderão partilhar os seus tweets de acordo com uma comunidade específica e da qual fazem parte e/ou criaram. Isto permite ainda escolher enviar tweets só para a comunidade em questão, o que poderá ajudar a limpar e organizar o nosso perfil pessoal.

Fonte: Social Media Today

Entrar com o Google

Nas formas de autenticação ou de criar conta, será possível, em breve, entrar com uma conta Google. Uma boa novidade para quem quer ter tudo associado ao seu perfil.

Fonte: @wongmjane

"Respostas Selecionadas"

Dos novos testes da plataforma, está a possibilidade de o utilizador escolher quem responde aos seus tweets. Um acrescento a uma funcionalidade já existente e que permite bloquear, ou não, respostas a um determinado tweet feito.

Fonte: Harshil Shah

Recolha de dados

Não sendo uma novidade em par com as restantes, uma das mudanças descobertas recentemente é o Twitter passar a recolher FloC (Federated Learning of Cohorts). O que é isto? Este mecanismo, criado pela Google, visa substituir o sistema de Cookies ao agrupar os dados dos utilizadores por grupos (Cohorts) por forma a maximizar e monetizar uma determinada publicidade. Assim, sem recorrer a Cookies de terceiros, este sistema presente nos navegadores de internet vai agrupar automaticamente as informações recolhidas no histórico de navegação dos utilizadores.

Fonte: @wongmjane

Apesar de ainda não existirem diretrizes concretas, uma das coisas que se sabe é que este ID gerado por cada utilizador e que o agrupa por grupos será gerado semanalmente, apagando-se depois a informação passada. Independentemente deste fator, existem novos riscos de privacidade e impressão digital online que se torna importante esclarecer para que os utilizadores estejam informados.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.