Tecnologia

Como funcionam as câmaras debaixo do ecrã?

O que são e como funcionam as câmaras debaixo do ecrã?

Diogo Simões
6 de Set de 2021
3 minutos de leitura
Curiosidades

Índice

O ZTE Axon 20 5G foi o primeiro smartphone a contar com esta tecnologia

No caso de andarem a viver debaixo de uma pedra e não saberem, as câmaras debaixo do ecrã nos smartphones circulam oficialmente no mercado desde o ano passado. O certo é que com o lançamento mundial da gama Fold e Flip da Samsung, as atenções começam a estar voltadas para a forma como estas tecnologias funcionam e se tal compromete a própria qualidade de imagem na hora de, por exemplo, fotografar ou filmar.

Como funciona a solução da Samsung?

Com uma resolução parca e que nem aparece oficialmente nas fotografias promocionais da marca, o Galaxy Z Fold 3 conta com uma câmara frontal de 4MP. Esta lente fica escondida por um emaranhado de píxeis que a camuflam por debaixo do ecrã. Quando a câmara não está em uso os píxeis, por conta do software e de estarmos perante um ecrã OLED, ligam-se para a camuflar. Na verdade, este arranjo é composto por 172 píxeis.

Todavia, para contornar a baixa resolução e facilitar a maior entrada de luz possível, a Samsung colocou uma abertura grande, de f/1.8, e píxeis grandes que rondam os 2-microns.

A Solução da Xiaomi

Outra empresa que está na corrida e detalhou o seu processo em 2019 foi a Xiaomi. A empresa revelou como resolveu o problema das câmaras necessitarem de um elemento refletor para a entrada de luz.

Tal acontece por uma tecnologia desenvolvida pela própria marca que torna uma parte específica do ecrã — a da câmara —, transparente numa questão de segundos. Este material usa um filtro especial e refletor no vidro por forma a não perturbar a qualidade de imagem.

A utilização deste vidro promete, segundo a marca, esconder por completo a inclusão do sensor. E, na verdade, apesar de começar o artigo ao referir a oferta da Samsung, por ser a disponível mundialmente, a Xiaomi já entregou esta tecnologia aos utilizadores este ano, com o seu Mi MIX 4.

Xiaomi Mi MIX 4 e Mi Pad 5 anunciados! Câmara debaixo do ecrã em destaque
A Xiaomi realizou um evento de apresentação esta terça-feira onde revelou ao mundo os novos Xiaomi Mi MIX 4 e Xiaomi Mi Pad 5.

A solução final da empresa aliou-se a um novo rearranjo dos píxeis, chamada de "Micro-diamond Pixels".

Estes avanços em hardware só são possíveis quando aliamos software próprio por forma a que o processamento saiba e consiga lidar com diferentes tipos e ambientes luminosos, bem como extrair o máximo do que capta enquanto eliminar refrações indesejadas.

Importa, contudo, ter atenção quando escolhermos um equipamento destes e perceber até que ponto a sua qualidade de imagem consegue ser satisfatória para o uso corrente, quer na hora de capturar selfies, como nas alturas de videochamadas.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.