Tecnologia

Conhece os 7 melhores recursos do iOS 15

Novos recursos no FaceTime, mais controlo nas notificações, as novidades do Safari e muito mais.

Patrícia Neves
8 de Jul de 2021
4 minutos de leitura

Índice

Já falta pouco para termos o novo iOS 15 nas mãos (ou no nosso iPhone). O novo sistema operativo da Apple foi apresentado em junho deste ano e será lançado no outono, aquando dos novos iPhones. Ou pelo menos assim reza a história.

Imagem Apple

Enquanto esperamos, que tal conhecermos algumas das grandes novidades do iOS 15? Continua a ler.

FaceTime

O FaceTime vai trazer funcionalidades muito interessantes, começando pelo áudio espacial, pelo modo profundidade nas chamadas e pela possibilidade de convidar qualquer pessoa para uma chamada a partir de um link. Além disso, será possível partilhar o ecrã durante a chamada e ver um filme ao mesmo tempo, através da partilha de streaming de filmes e séries enquanto falamos com amigos.

Olá, modo concentração

O modo não incomodar é bem conhecido de todos nós. É ativado no ícone com uma lua e, a partir desse momento, todas as chamadas, notificações, ou mensagens que receber enquanto o iPhone estiver bloqueado, são silenciadas. Com o novo modo concentração vamos conseguir personalizar que tipo de notificações queremos silenciar e quais as que pretendemos continuar a receber. E, para garantir que não somos mesmo incomodados, o estado é apresentado nas Mensa­gens. Por outro lado, para as mensagens que são mesmo urgentes, continua a ser possível receber uma notificação.

Wallet

Imagem Apple

Destrancar a porta de casa, da garagem, do quarto de hotel e do escritório, com o iPhone? Sim, vai ser possível muito brevemente. Além disso, o Wallet vai finalmente passar a arquivar automaticamente cartões de embarque e bilhetes para eventos expirados.

Live Text

Imagem Apple

Live Text ou Texto ao Vivo: o que é isto? Isto, meus amigos, é uma das melhores novidades do iOS 15. É um novo recurso que reconhece texto em fotos, capturas de ecrã e diretamente a partir da câmara. Basta apontar a câmara do iPhone para um texto e escolher entre várias ações: copiar, selecionar tudo, pesquisar. E mais! Inclui ainda tradução de texto ao vivo para sete línguas:  alemão, chinês, espanhol, francês, inglês, italiano e português.

Spotlight

Imagem Apple

O Spotlight é o campo de pesquisa da Apple, presente em todos os dispositivos. No iOS15 a Apple promete ir ainda mais além. Vai permitir pesquisar fotografias por localização, contactos, e ter acesso a resultados mais completos sobre artistas, filmes ou séries, já que pesquisa diretamente na web. O acesso ao Spotlight será possível mesmo com o ecrã bloqueado e, além disso, conseguirás instalar apps da App Store sem sair do Spotlight.

O novo Safari

Imagem Apple

O Safari surge de cara lavada, com um design completamente renovado. O que salta logo à vista é a barra de navegação que salta para o fundo do ecrã para que seja mais fácil aceder só com uma mão. Nascem, também, os grupos de separadores, para que possamos guardar e organizar os nossos separadores da melhor forma e navegar entre eles rapidamente. Haverá ainda pesquisa por voz, a possibilidade de instalar extensões e ainda mais proteção ao nível de privacidade. Com o Intelligent Tracking Prevention, o Safari mobile impede o tracking dos utilizadores a partir do endereço de IP e, outra novidade do Safari é que este vai passar a fazer o upgrade automático de sites conhecidos para que estes suportem HTTPS em vez do HTTP (não seguro).

Mensagens

Por fim, vamos às novidades do iOS 15 para as mensagens. Haverá uma nova secção onde estarão reunidos todos os conteúdos partilhados connosco e onde é possível fixar os conteúdos que queremos destacar. Esta secção chamada de “Shared with you” ou “Partilhado consigo” é apresentada nas apps Fotografias, Safari, Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. Isto possibilita ver os conteúdos partilhados na app que estivermos a usar, ver quem os enviou, dar um toque ao remetente para que veja as mensagens associadas e continuar a conversar.


Estas são apenas algumas das melhores novidades do iOS 15, mas existem muitas mais, por exemplo na aplicação Meteorologia com o novo UI, a nível do HomeKit, o iCloud+, etc. Aliás, pode ainda haver surpresas até ao lançamento oficial! Fica por esse lado, vamos manter-te sempre atualizado.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.