Dicas

Descobre como podes proteger e personalizar o teu Samsung Galaxy

Descobre como podes tirar mais proveito do teu dispositivo Samsung Galaxy.

Diogo Simões
21 de Jun de 2021
4 minutos de leitura
Tecnologia
Photo by Jonas Leupe / Unsplash

Índice

Em anos onde as aplicações desempenham um papel fulcral na utilização dos nossos equipamentos eletrónicos, a Samsung aposta em aplicações "experimentais" e que prometem tornar a experiência de utilização mais pessoal, dinâmica e personalizada. Uma vez que estas aplicações não são amplamente difundidas pela marca, deixo-vos algumas sugestões com base no que a fabricante oferece.

Galaxy Labs

Tal como o nome indica, este laboratório Galaxy ganha vida recorrendo a diversos módulos que o utilizador escolhe instalar. São estes: File Guardian (para restaurar e apagar dados), Battery Tracker (que faz um rastreio da utilização da bateria), Battery Guardian (que promete prolongar a utilização da bateria), Galaxy App Booster (aumenta a performance das aplicações), Thermal Guardian (gerir a temperatura do dispositivo) e o Memory Guardian (otimiza a memória para uma performance melhorada).

Uma vez que a maior parte destas funcionalidades estão já disponíveis na interface da Samsung e no Android em si, algumas delas dão detalhes curiosos a respeito do nosso equipamento e podem devolver alguma saúde e performance. Um desses exemplos é a monitorização da bateria e do quanto é gasto em tempo real por aplicação.

Aliado a este recurso está o Battery Guardian, onde são oferecidas funcionalidades adicionadas e complementares às já presentes no sistema nativo.

O módulo Galaxy App Booster é talvez das funcionalidades mais interessantes, onde cada aplicação é otimizada como é feito após cada atualização do sistema.

Por fim, temos o Thermal Guardian e Memory Guardian, que prometem mais detalhe na hora de compreender o nosso smartphone. O Thermal Guardian permite personalizar a temperatura máxima que o dispositivo atinge e, assim, proteger os componentes internos e aumentar a duração da bateria. Já o módulo referente à memória não acrescenta grandes funcionalidades àquilo já possível fazer na gestão do nosso aparelho.

Não sendo funcionalidades que uso todos os dias, saber que existe este tipo de controlo e de dados torna-se essencial no momento de perceber porque perco mais bateria ou o porquê de perder performance.

Módulos Good Lock

Não estando oficialmente disponível em Portugal (e em muitos outros países), estes módulos permitem uma personalização extrema, que vai desde o ecrã de bloqueio, à forma de apresentar as aplicações recentes, a personalizar o teclado (animações, gestos, cor, sons) ou até toda a interface e esquema de cores, o estilo de navegação, atalhos de gestos, entre outras funcionalidades. Parece-se muito com o Android 12, não é?

A LockStar permite, por exemplo, personalizar o ecrã de bloqueio, indo desde aos items e espaçamento apresentado, até ao aspeto do relógio ou dos atalhos.

Já com a Home Up a personalização ocorre no ecrã principal, na forma como são apresentadas as pastas, gerir o painel de partilha e até alterar a forma como o gestor de aplicações abertas é apresentado.

Os módulos que completam a minha personalização são ainda o Theme Park e o Wonderland, onde o esquema de cores e painel de acesso rápido são personalizáveis. Já o módulo Wonderland permite animar um wallpaper. Apesar de ainda não o ter usado, permite dar um toque artístico e próprio à nossa imagem favorita.

Infelizmente, e como já reiterado, estes módulos Good Lock não estão mundialmente disponíveis e, apesar de a maior parte deles já estarem em português de Portugal, espera-se que a Samsung (agora que lançou um vídeo promocional deles para a gama S21), venha a disponibilizar a aplicação para o público. Uma vez que muitas destas funcionalidades fazem parte do Android 12, não me surpreende se as mesmas passem a fazer parte da OneUI.

Podem instalar o Galaxy Labs aqui (GalaxyStore) e o instalar universal dos módulos Good Lock, o Fine Lock, aqui (PlayStore).

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.