Tecnologia

É oficial: Windows 11 já está disponível para download

Já se encontra disponível o Windows 11

Diogo Simões
4 de Out de 2021
3 minutos de leitura

Índice

Após o que foram meses de espera e de preparação, a Microsoft começou hoje, dia 4 de outubro e um dia antes do esperado, a esperada atualização para o seu novo sistema operativo: o Windows 11.

Windows 11: A nova oferta da Microsoft
Fica a conhecer as principais novidades do Windows 11.

Como é feita a atualização?

Estando primeiramente disponível para dispositivos novos e já prontos para o Windows 11, a atualização gratuita segue o seu caminho até outros utilizadores. Isto acontece, quer por meio do link de download direto, quer pelo Windows Update. Algo fantástico para os que não têm pressa ou dão graças pelo tempo até receberem a nova versão (e perceber se há alguns erros na atualização).

Como sei se o meu computador vai receber a atualização?

É por meio da página oficial do Windows 11 que a Microsoft apresenta uma ferramenta gratuita para que cada utilizador possa verificar se o seu computador suporta, ou não, esta nova atualização.

Verificação do Estado de Funcionamento do PC

Importa realçar que, nos últimos dias, têm surgido problemas nos utilizadores portugueses que têm a aplicação "Autenticação Gov" instalada nos seus dispositivos com Windows 10. Quando tentaram atualizar, um ecrã verde "de morte" apareceu, bloqueando a instalação. Do que se sabe e já foi apurado, o problema acontece por conta de um carácter com acento na nomenclatura "Chave Móvel Digital". Na verdade, e segundo o programador da aplicação no fórum oficial da Microsoft:

“Em conclusão, acreditamos que algo está errado no processo de atualização do Windows 11 na forma como gere as entradas de registo das Key Storage Providers e isto vai causar problemas consideráveis para muitos utilizadores portugueses do Windows que vão atualizar para o Windows 11 num futuro próximo."

Desta forma, será indicado desinstalar o programa, caso o tenhas no teu computador, antes de fazer a atualização para o Windows 11. Não tens, contudo, de preocupar-te, visto que o programa funcionará uma vez instalado novamente já com a tua máquina no Windows 11.

Quais as novidades do Windows 11?

Esta nova versão do popular sistema da Microsoft visa aproximar as pessoas, quer com uma maior integração do Microsoft Teams diretamente na interface do sistema, quer na hora de produtividade.

O multitasking ganhou um maior destaque com diferentes opções para reajustar as nossas janelas, bem como a uma maior personalização no conteúdo que nos é apresentado com diferentes widgets que compõem a experiência neste novo SO.

A Microsoft Store foi igualmente redesenhada assim como a experiência em modo tablet para os equipamentos compatíveis com este modo.

Os jogadores não ficaram esquecidos, com um modo HDR automático e uma renderização de jogos melhorada.

Outra grande novidade está na compatibilidade com o suporte a aplicações Android. Isto chega por meio da Microsoft Store e da parceria entre a loja de aplicações da Amazon e a Intel. Todavia, esta funcionalidade ainda não está disponível e só deverá chegar nos próximos meses e em formato de preview.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.