Tecnologia

Esquece o iPhone 13. Este é o iPhone 14, um ano antes do seu lançamento!

A apenas 5 dias do lançamento do iPhone 13, Jon Prosser vem revelar o alegado design do iPhone 14.

Eduardo Silva
9 de Set de 2021
3 minutos de leitura

Rumores e fugas de informação são algo muito comum no mundo da tecnologia. Algo tão comum que, muitas vezes, tira o brilho à tão aguardada chegada de certos dispositivos. Mas se há coisa que pode tirar o brilho à chegada de um smartphone, será a revelação do design do seu sucessor.

Estamos a apenas cinco dias de conhecer de forma oficial o iPhone 13 e as suas variantes, o que será entusiasmante para o mercado tecnológico e, em especial, para os fãs da Apple. No entanto, a habitual questão tem-se levantado "vale a pena esperar pela próxima geração?". A resposta, para aqueles que dão valor ao design, é sim!

Jon Prosser (Front Page Tech), reconhecida fonte de informação da Apple, veio a público revelar o alegado design do iPhone 14. A menos de uma semana da chegada do iPhone 13, o autor do leak revelou através de vídeo e imagens no seu website aquele que será um aspeto muito próximo do produto final que veremos apenas dentro de um ano.

Segundo as imagens partilhadas por Prosser, o iPhone 14 vai levar o design industrial do iPhone 12 para um novo patamar. Este smartphone resultará da combinação perfeita entre um desenho retro inspirado no iPhone 4, com linhas modernas e adaptadas às atuais tendências de mercado.

Começando pela traseira do iPhone 14, o primeiro pormenor de relevo será a forma como o módulo de câmaras fica bem disfarçado no chassis do smartphone. Na parte de trás do iPhone 14 encontramos as lentes dos três sensores fotográficos praticamente planas face a este painel em vidro.

Para tal, segundo Prosser, o iPhone 14 poderá não ser tão fino como ambos iPhone 12 e 13. No entanto, segundo a fonte, este trade-off poderá ser benéfico se eliminar o camera bump e implicar o aproveitamento do espaço para uma bateria de maior capacidade.

Um olhar pelas laterais do iPhone 14 permite-nos confirmar a inspiração no iPhone 4, especialmente com os botões de volume arredondados. Jon Prosser denota que o novo terminal da Apple vai utilizar titânio em vez de aço inoxidável para a sua estrutura, o que vai aumentar consideravelmente a solidez de todo o chassis.

As novidades quanto ao design não acabam aqui. Em 2021, um dos principais desejos dos fãs da Apple é o desaparecimento do notch, já que, face à concorrência Android, o aspeto frontal dos iPhone mais recentes começa a parecer antiquado. Com o iPhone 13 esta causa parece perdida, sendo que, na melhor das hipóteses, o tamanho do notch poderá ser ligeiramente reduzido. O iPhone 14, no entanto, poderá mudar tudo.

Segundo as imagens a que temos acesso através do Front Page Tech, o iPhone 14 deverá adotar um recorte em estilo punch-hole para a câmara frontal. Esta decisão permitirá à Apple ganhar mais espaço no ecrã OLED e vai acompanhar uma tendência que tem sido a mais utilizada desde que a Samsung a popularizou nos últimos anos (atualmente utilizada pela grande maioria dos smartphones).

Jon Prosser, através do vídeo publicado no YouTube, alerta que estas renderizações são baseadas em imagens e esquemas ao qual teve acesso, sendo que as opções de cor reveladas nas ditas imagens são apenas as pela fonte escolhidas. Para além deste pormenor, o autor do vídeo revela ainda que a versão apresentada nas imagens será o iPhone 14 Pro Max, sendo que ainda não é certo que o notch vai desaparecer de todas as versões do iPhone 14. Por último, com esta fuga de informação não foi partilhado qualquer detalhe sobre as especificações técnicas dos smartphones da Apple para 2022.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.