Tecnologia

Evento Apple Unleashed: que surpresas nos esperam?

O tão aguardado lançamento dos novos MacBook Pro de 14" e 16" acontece já amanhã, segunda-feira!

Eduardo Silva
17 de Out de 2021
3 minutos de leitura

Índice

A Apple anunciou na passada terça-feira a data para o seu próximo evento, intitulado Unleashed. O evento, que está marcado para amanhã, segunda-feira (18/10), acontecerá no Apple Park em streaming para o mundo e vai servir para apresentar novos produtos da empresa que prometem fazer as delícias dos fãs.

No entanto, não há ainda informações oficiais sobre quais os ditos produtos a serem revelados, havendo apenas meras apostas dos fãs mais atentos e das habituais fontes bem informadas. Nesse sentido, vamos abaixo falar de alguns dos produtos que serão candidatos a serem estreados no Apple Unleashed.

MacBook Pro 14" e 16"

Não há volta a dar. Com o Apple M1, a empresa de Cupertino deu início a uma revolução nos seus produtos que passarão a basear-se em processadores ARM, sendo que, para estes sistemas, todo o software e sistemas Apple passarão a estar optimizados e devidamente integrados.

Nesse sentido, vários são já os dispositivos com processador Apple M1, nomeadamente os MacBook Air e Pro 13", o iPad Pro 11 e 12.9, o Mac mini e o iMac 24".

No entanto, o próximo passo a ser dado passará por elevar a fasquia a nível de desempenho. Se o primeiro processador ARM da Apple dedicado especificamente aos seus sistemas desktop foi tamanho sucesso, é com naturalidade que a empresa passará agora a introduzir uma nova proposta capaz de elevar o desempenho e de estar preparado para altas cargas de trabalho intensivo.

Aqui entram os MacBook Pro 14" e 16", que terão a missão de estrear no mercado o novo processador Apple M1X, que será um dos principais pontos atrativos e que tem despertado especial curiosidade do mercado. As previsões para o seu lançamento apontam para que a revelação aconteça durante o último trimestre deste ano, pelo que será mais do que plausível que a apresentação dos mesmos aconteça no evento de amanhã.

Para além da sua esperada potência, os novos MacBook vão também estrear um novo design que deverá marcar as próximas gerações dos portáteis Apple, onde o destaque vai para o aumento do número de entradas e a redução das margens do ecrã.

Mac mini (Pro?)

Tal como os MacBook Pro 14" e 16", também o Mac mini será um forte candidato a receber o novo Apple M1X. Após o relativo sucesso da versão com o Apple M1, a Apple deverá oferecer agora uma nova versão do seu pequeno computador fixo com o mais potente processador de arquitetura ARM, o que será especialmente atraente para utilizadores fãs deste formato que necessitem de mais potência e capacidades gráficas.

AirPods 3

A cada evento Apple de 2021, os rumores sobre os AirPods 3 foram-se sucedendo, sem nunca vermos chegar a nova geração dos auriculares sem fios mais conhecidos do mundo.

A Apple deverá apresentar (eventualmente) uma nova versão dos AirPods, sendo que os rumores apontam para um design bem mais próximo dos AirPods Pro, mas com características em linha com os AirPods 2, o que acaba por ser natural, já que se encontram uma gama abaixo do modelo Pro.

macOS Monterey

Este será um dos mais prováveis lançamentos do próximo evento. O macOS Monterey é a nova versão do sistema operativo para computadores da Apple e vai estrear-se no mercado na mesma altura em que chegam também os novos MacBook Pro e Mac Mini já acima mencionados.

Entre os destaques da nova versão dos sistema operativo estão o Universal Control, que permite a utilização de vários dispositivos Apple em simultâneo com um só rato (funcionando como vários ecrãs num só sistema), bem como o SharePlay, a maior novidade do FaceTime para 2021, com a possibilidade de os utilizadores partilharem conteúdo multimédia entre si em chamada e de forma sincronizada.

Outras novidades passam pelo novo design do Safari e de aplicações como o Notas e o novo modo Focus, que permite criar um ambiente de trabalho personalizado, fazendo uma filtragem às notificações apenas estritamente necessárias e permitindo ao utilizador focar-se nas suas tarefas importantes.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.