Ciência

First Woman: NASA promove primeira mulher na Lua através da Realidade Aumentada

Um tour pela Lua através da Realidade Aumentada, cortesia da NASA.

Eduardo Silva
3 de Out de 2021
3 minutos de leitura
Tecnologia

Uma nova equipa de astronautas está a ser preparada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para uma nova visita à Lua. Através do programa Artemis, um novo grupo de cientistas vai voltar a pisar o solo lunar e, entre eles, estará pela primeira vez na história uma mulher.

Para celebrar e promover a nova missão espacial histórica, a NASA está a aproveitar os meios digitais para cativar o público com uma história em formato de banda desenhada, com o título First Woman: NASA's Promise for Humanity, que acompanha a jornada da Comandante Callie Rodriguez e do seu parceiro RT.

Além da banda desenhada, que é contada em 44 páginas, a NASA disponibilizou também uma aplicação com o nome First Woman, que permite aos mais curiosos experienciarem partes da história através da Realidade Aumentada. A aplicação, que está disponível para Android e iOS, dá aos utilizadores uma descrição geral sobre a aventura, bem como uma demonstração de modelos à escala através da realidade aumentada para conhecermos melhor a nave e o fato utilizados por Callie Rodriguez, bem como uma visita virtual à lua.

Para além do entretenimento proporcionado pela app, é também possível aprender mais sobre o programa espacial através de uma série de quizzes. E, como é claro, todo o tour da app é feito por, nada mais, nada menos, que o robô RT. A NASA disponibilizou a história tanto na web como em formato PDF, bem como um código QR que dá acesso direto à aplicação First Woman.

Apesar deste marco histórico que é a ida da primeira mulher à Lua, as aventuras da NASA com a realidade aumentada não se ficam por aqui. A agência espacial está também a recorrer a esta tecnologia para promover o Telescópio Espacial James Webb, cujo lançamento está agendado para dezembro deste ano, com uma aplicação dedicada que nos dá a conhecer melhor o projeto.

Após o excelente trabalho realizado com o satélite Hubble, a NASA procura agora continuar a explorar o espaço através do seu novo telescópio espacial, dedicado a desvendar os segredos sobre a origem do universo. Ao contrário de First Woman, The JWST Augmented Reality App apenas está disponível na App Store, de forma gratuita e contendo conteúdo em áudio e vídeo que explica os detalhes de todo o programa de exploração espacial.

Com toda a tecnologia disponível em 2021, torna-se interessante a forma como entidades como a NASA conseguem fazer uma aproximação ao público num contexto educacional e acessível a grande parte da população. Para além de aumentar o conhecimento, aumenta também o interesse sobre a exploração espacial, que hoje em dia já vai bem mais além do que a cobertura dos media.

Para aqueles que pretendem experimentar de imediato a nova aplicação First Woman, deixamos abaixo a o código QR que te dá acesso direto à mesma.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.