Ciência

União Europeia regista aumento de 18% de emissão de gases com efeito de estufa

Face ao mesmo trimestre de 2020, foi registado um aumento da emissão de gases de efeito de estufa em 18%. A indústria e a construção foram as principais emissoras, mas houve um aumento percentual em todas as áreas.

Daniel Gomes
30 de Dez de 2021
1 minuto de leitura
Photo by Dimitry Anikin / Unsplash

Depois de 2020 ter criado uma queda acentuada na produção da maioria dos setores económicos, 2021 trouxe um ano de recuperação e retoma da produção. Com o regresso à normalidade, ainda que lento, a emissão de gases com efeito de estufa no espaço da União Europeia (UE) cresceu 18% no segundo trimestre, comparando com o período homólogo.

Tal como esperado, o valor mais baixo de emissões registado decorreu no segundo trimestre de 2020, em pleno confinamento na maioria dos países europeus justificado pela necessidade de conter os avanços da COVID-19. Já no segundo trimestre deste ano, foram registadas emissões de 867 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono (CO2), um valor ainda assim mais baixo que os registados pré-pandemia.

Os dados do Eurostat apresentam os valores percentuais por setor económico, sendo a indústria e construção responsáveis por 34% das emissões de gases com efeito de estufa. Logo de seguida, encontra-se o fornecimento de eletricidade (19%), agricultura (14%), serviços de transportes (8%) e serviços (também com 8%).

O aumento das emissões verificou-se em todos os setores, quando comparando o segundo trimestre de 2021 com o mesmo período do ano passado. As famílias foram responsáveis pela emissão de 101 milhões de toneladas equivalentes a CO2 apenas em transporte, juntando mais 52 milhões de toneladas para aquecimento e outros fins.

Mas nem tudo são más notícias. Em 2020, as emissões de gases com efeitos de estufa emitidos pelos 27 países da União Europeia diminuíram em 31% face aos dados registados no ano de 1990, isto de acordo com os dados estabelecidos pelas regras da Convenção das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas (UNFCCC).

Apesar desta ter sido a primeira vez que o gabinete de Estatísticas Europeu terá divulgado os dados das estimativas de emissões trimestrais de gases com efeito de estufa por parte da UE, o Eurostat informa que tais dados passarão a ser publicados trimestralmente.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.