Tecnologia

iOS 15 e iPadOS 15: funcionalidades que só chegarão mais tarde

O iOS 15 e o iPadOS 15 já foram disponibilizados, mas algumas das suas mais interessantes funcionalidades não estão ainda disponíveis.

Eduardo Silva
30 de Set de 2021
3 minutos de leitura

Índice

As novas plataformas da Apple já chegaram (com excepção do macOS Monterey) e apesar de trazerem muitas novidades, que já estão a fazer as delícias dos fãs da Apple, existem ainda algumas muito aguardadas que foram excluídas desta primeira leva de updates.

Tal como já tem sido hábito, a Apple tende a optar por adiar o lançamento de algumas funcionalidades já anunciadas quando os resultados obtidos nos programas de testes não são satisfatórios.

Assim, vamos enumerar as funcionalidades mais importantes que não estão disponíveis agora no iOS 15.0 e iPadOS 15.0 e que só chegarão mais tarde - em futuras atualizações.

SharePlay

O SharePlay foi uma das mais interessantes funcionalidades reveladas pela Apple na WWDC 21, permitindo aos utilizadores visualizar séries ou filmes através do FaceTime de forma sincronizada, bem como partilhar o ecrã e ouvir música em conjunto.

A Apple pretende com o SharePlay tornar mais interessante o consumo de multimédia com amigos, mesmo que de forma remota, "aproximando" os utilizadores através deste novo serviço. No entanto, ainda há muito a trabalhar para que o SharePlay possa chegar numa versão estável aos utilizadores, sendo que a empresa da maçã optou por adiar o seu lançamento para uma futura atualização.

Ainda que o seu sucesso esteja muito aquém do Google Maps, o Apple Maps ganhou um novo trunfo na manga para ombrear com o seu rival da Google. A aplicação de navegação da Apple pode agora reproduzir mapas em 3D para algumas grandes cidades como Nova Iorque, Los Angeles e Londres.

No entanto, esta funcionalidade demorará mais alguns meses a chegar ao Apple CarPlay, com a tecnológica norte-americana a anunciar a sua chegada apenas para o final de 2021.

Legacy Contacts

Com o iOS 15, há duas novas formas de terceiros acederem a uma conta de utilizador em casos excecionais. A primeira tem o nome de Recovery Contacts, que dá ao utilizador a possibilidade de fornecer um código de acesso ao seu Apple ID (de utilização única) a um familiar ou amigo com um dispositivo da Apple, para o caso de, por infortúnio, perder o acesso ao seu dispositivo Apple.

A segunda forma será associada a casos mais trágicos. Os Legacy Contacts serão os contactos designados pelo utilizador que terão acesso a todos os seus ficheiros no iCloud após a sua morte.

Os Legacy Contacts fizeram parte do programa de testes de ambos iOS 15 e iPadOS 15, tendo apenas sido removidos do programa na versão beta 5, com a Apple a avançar apenas que a funcionalidade será disponibilizada num lançamento futuro.

Wallet com suporte a cartões de identificação pessoal e carta de condução

A Wallet já te permite guardar a maioria dos teus cartões, sejam eles bancários, escolares e até bilhetes para viagens (especialmente no mercado norte-americano), mas a Apple quer dar o próximo passo para a sua carteira digital.

A intenção será dar ao utilizador a possibilidade de guardar na aplicação os seus documentos de identificação e a carta de condução, mas esta funcionalidade apenas deverá estar disponível no final do ano.

App Privacy Report

Uma das mais interessantes novas funcionalidades do iOS 15 relativamente à segurança e privacidade prende-se com os relatórios de privacidade das aplicações. O utilizador tem a opção de gravar toda a atividade de uma aplicação, para tal apenas tendo de acionar esta opção nas definições de privacidade.

Com esta opção ativa, o sistema fará um relatório de toda a atividade da aplicação escolhida, que permitirá ao utilizador ver com detalhe a que informações essa app teve acesso. Tal como as anteriores funcionalidades, também não chegou aquando o lançamento de ambos iOS 15 e iPadOS 15.

Universal Control

Esta funcionalidade é pensada para a utilização entre o iPadOS e o macOS, mas também a sua chegada foi adiada. Com o Universal Control, o utilizador terá a possibilidade de colocar o seu iPad lado-a-lado com um MacBook ou iMac e utilizar ambos em simultâneo através apenas de um rato (seja através do trackpad, seja através de um Magic Mouse).

Este recurso só deverá ser lançado quando chegar a versão final do macOS Monterey aos Macs e numa atualização futura do iPadOS.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.