Tecnologia

iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15 e watchOS 8 já estão a chegar aos teus dispositivos Apple

As novas atualizações vêm recheadas de novidades!

Eduardo Silva
20 de Set de 2021
6 minutos de leitura
Photo by Brad Pouncey / Unsplash

Índice

A Apple começou a disponibilizar esta segunda-feira quatro novas versões de software para alguns dos seus principais dispositivos, com a estreia do iOS 15, iPadOS 15, tvOS 15 e watchOS 8. Após apresentar há menos de uma semana os novos iPhone 13 e Apple Watch Series 7, a gigante tecnológica traz agora ao mercado várias novidades anunciadas na WWDC 21 e que passam agora a estar disponíveis para os utilizadores.

Como de costume, as atualizações aos vários sistemas operativos vêm melhorar a experiência do utilizador, não só limando algumas arestas, mas também trazendo novas funcionalidades bastante interessantes. Nesse sentido, vamos elencar alguns destaques sobre estas atualizações.

iOS 15 e iPadOS 15

Talvez a dupla à qual será dada maior relevância neste lançamento de segunda-feira, ambos iOS 15 e iPadOS 15 continuam a partilhar várias funcionalidades e, nesse sentido, aproveitamos para as listar de forma conjunta.

Ambos os sistemas vão receber o novo modo Focus, desenvolvido a pensar nas situações em que o utilizador se precisa de focar em determinadas tarefas (como, por exemplo, no trabalho), onde o sistema se adapta de forma a mostrar na home screen determinadas aplicações previamente escolhidas e eliminando também distrações com um filtro de notificações apenas para aquelas previamente escolhidas..

As notificações são também uma novidade, com um novo aspeto e a adição de imagens dos contactos ou um ícone de maiores dimensões para a aplicação que gera a notificação.

Não só as notificações terão uma nova cara, como também quatro das principais aplicações do sistema. As apps Tempo e Notas, bem como o Safari e o Apple Maps, possuem um novo aspeto, com especial destaque para estas duas últimas. O Safari está agora mais fácil de navegar, com uma nova barra de pesquisa que flutua na parte inferior do ecrã, bem mais acessível no uso com uma mão. Já o Apple Maps permite agora, em algumas cidades de maior dimensão, a navegação 3D. Esta funcionalidade também foi anunciada para o Car Play, mas será apenas disponibilizada numa atualização futura.

A funcionalidade Live Text permite ao iPhone detetar texto em imagens, que pode ser selecionado, copiado, pesquisado ou simplesmente marcado. Já a funcionalidade Spotlight permite a pesquisa de imagens com base na localização, no texto que contém ou noutro tipo de conteúdo, como as pessoas ou objetos que nela aparecem. Esta funcionalidade também pode ser útil para pesquisar o teu histórico de conversa com um dos teus contactos ou fotografias em conjunto.

A nível de segurança e privacidade, há o novo Mail Privacy Protection, que protege os IP's dos utilizadores ao impedirem que a origem do email receba uma notificação da abertura do mesmo (uma das formas de se detetar o IP). De destacar também a App Privacy Report, uma nova forma de acompanhar todo o trabalho de uma aplicação no smartphone e a quais permissões ou conteúdo essa aplicação teve acesso. A Siri passa a processar todos os seus comandos no próprio iPhone, recorrendo à web apenas nos casos necessários para os pedidos do utilizador.

O iPadOS 15 tem ainda algumas funcionalidades exclusivas, como um novo menu multitasking, que se posiciona no topo das aplicações e dá acesso imediato ao Split View e ao Slide Over. A App Library estará agora também disponível para iPad, bem como novas opções de widgets de maiores dimensões, que podem ser colocadas lado-a-lado com as aplicações na home screen.

Não podemos deixar de destacar a imensamente útil funcionalidade Quick Note, que permite ao utilizador fazer aqueles apontamentos "em cima do joelho", em qualquer parte do sistema, sem ter de abrir outra aplicação.

Por fim, cabe mencionar que ambos iOS 15 e iPadOS 15 recebem também novidades para o FaceTime, que agora permite a isolação de voz e tem suporte para Spatial Audio, direcionando o som conforme a pessoa que está a falar e a sua posição face ao iPhone ou iPad. Infelizmente, a entusiasmante SharePlay, que permite aos utilizadores partilharem conteúdo multimédia através do FaceTime (como ver vídeos, séries ou filmes ou ouvir música em conjunto) não estará presente no imediato, esperando-se que uma atualização nos próximos meses faça chegar esta que é um dos destaques das novas versões do sistema.

tvOS 15

A nova versão do sistema operativo para Apple TV tem algumas novidade interessantes que merecem ser destacadas. O sistema terá acesso ao SharePlay, tal como iOS 15 e iPadOS 15, logo que esta funcionalidade seja lançada pela Apple, bem como o sistema de recomendações For All of You, que fará sugestões de filmes ou séries para ver em conjunto.

Se recebeste uma recomendação de uma amigo sobre um filme ou série através da app Mensagens, a funcionalidade Shared With You vai passar a lembrar-te de dar uma oportunidade a esse conteúdo, para que possas acompanhar as tendências do teu grupo de amigos.

Se tens uns AirPods Pro ou AirPods Max, gostarás de saber que o tvOS 15 também tem suporte para o Spatial Audio, pelo que a tua experiência ao veres um filme será ainda mais imersiva quando o fizeres utilizando os teus AirPods.

Por fim, algumas utilidades. Se tens dois HomePod mini em casa, poderás conectar ambos à Apple TV 4K para constituírem o sistema de som stereo que te faltava. Já a Siri volta a fazer das suas, podendo agora executar comandos de voz na Apple TV como reproduzir séries.

watchOS 8

Se na semana passada vimos um Apple Watch Series 7 cujo design entusiasmou, o watchOS 8 será também interessante de se abordar. Afinal, esta será a primeira versão do software do Apple Watch Series 7 e tirará partido do seu ecrã de maiores dimensões, com a Apple a anunciar que o sistema se vai adaptar com botões e ícones de maiores dimensões e mais fáceis de utilizar.

Mas o watchOS 8 não será apenas destinado ao novo Apple Watch e, para as restantes gerações, a grande parte das novidades continuará a constituir o update. A aplicação Home foi melhorada, com um acesso mais fácil ao HomeKit e que fornece informações sobre os aparelhos de casa. Câmaras com acesso ao HomeKit poderão permitir também ao utilizador conferir a imagem em direto através do seu Apple Watch, com o melhor exemplo a serem as câmaras de vigilância.

Sendo o fitness tão importante para a Apple, há dois novos modos de treino no watchOS 8, nomeadamente os modos Pilates e Tai Chi. Os utilizadores da Apple Fitness+ tem agora novas opções de filtragem, maior facilidade de iniciar, pausar ou parar o treino em qualquer dispositivo através do Apple Watch e também suporte para Picture-in-Picture.

A aplicação Mindfulness é uma novidade estreia-se para substituir a aplicação Breathe, juntando às antigas funcionalidades a nova sessão de reflexão para pensamentos positivos, com novas animações e dicas. A paz de espirito também deve ser alcançada com uma boa noite de sono e a monitorização destas preciosas horas, sendo agora capaz de monitorizar a respiração do utilizador.

A nova funcionalidade Portrait Watch Face, tal como o nome indica, faz uma seleção de fotos da galeria do iPhone conectado (nomeadamente, as tiradas em modo Retrato), e conjuga essas fotos com as horas de forma inteligente.

Alguns pormenores interessantes em determinadas aplicações são também novidade, como a aplicação Música que te permite agora partilhar faixas, álbuns ou playlists ou a aplicação Tempo que te vai informar quando condições climatéricas extremas se aproximam da tua localização. A aplicação Mensagens permite agora combinar texto ditado, emojis e texto introduzido com a funcionalidade Scribble, sendo também possível editar o texto ditado e enviar GIFs. Tal como o iOS 15 e o iPadOS 15, também o watchOS 8 dá acesso ao modo Foco.

Por fim, há mais aplicações com suporte para o ecrã ambiente, nomeadamente as apps Maps, Mindfulness, Now Playing, Phone, Podcasts, Stopwatch, Timers, e Voice Memos.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.