Tecnologia

MacBook Air será redesenhado para 2022 e as novidades serão muitas!

Após o grande sucesso do MacBook Air M1, o portátil mais acessível da Apple vai receber uma nova cara em 2022.

Eduardo Silva
15 de Nov de 2021
4 minutos de leitura

Em 2022, a Apple vai continuar o excelente trabalho na renovação da sua linha de computadores portáteis, que tem tomado de rajada o mercado, especialmente graças aos seus potentes processadores M1, M1 Pro e M1 Max. O MacBook Air 2020 foi um enorme sucesso graças à excelente relação qualidade/preço e em 2022, a Apple deverá renovar o seu modelo mais acessível com um aspeto bem mais moderno e ainda mais poder de fogo.

Com o intensificar dos rumores em torno do novo portátil, é possível ficar com uma ideia geral do que esperar do novo MacBook Air. E assim, ainda que a Apple nos possa vir a surpreender, vamos de seguida reunir algumas das novidades que se afiguram como as mais prováveis para o novo laptop.

Design

O design que encontramos no modelo atual torna o MacBook Air muito elegante, mas já carrega vários anos e requer uma modernização. Segundo as várias fontes, a Apple deverá adoptar traços dos novos MacBook Pro 14" e !6", bem como do novo iMac 24".

Ao que tudo indica, o novo MacBook Air 2022 terá um design mais uniforme do que o atual modelo, perdendo a ligeira curvatura no chassis. Tal como os novos MacBook Pro, prevê-se que o novo Air mantenha uma espessura consistente por todo o chassis. E por falar em espessura, sendo este o thin-and-light da Apple, as fontes apontam para que o computador seja ainda mais fino e leve do que a atual versão.

Por outro lado, o MacBook Air representa a gama de entrada para o sistema macOS, pelo que, tal como o iMac 24", há a forte possibilidade de termos uma oferta de várias opções de cor como o all-in-one, nomeadamente azul, verde, vermelho, laranja, amarelo, roxo e prateado. Este será o portátil divertido e útil para todos os utilizadores, pelo que a Apple poderá mesmo optar por este leque de cores que o distingue das versões Pro, dedicadas aos profissionais.

O atual modelo utiliza um teclado com teclas de função no topo nunca tendo sido adoptada a mal amada Touch Bar. Com o abandono desta barra tátil nas versões Pro, poucas mudanças deveremos encontrar no teclado, sendo que apenas o seu fundo terá a mesma cor branca que as próprias teclas, tal como o fundo preto no teclado das versões Pro.

Especificações

Muitas das características do MacBook Air 2022 poderão ser um upgrade face à atual versão e uma delas poderá ser o ecrã. Com a implementação dos ecrãs mini-LED nos novos MacBook Pro 14" e 16", é há uma grande probabilidade de vermos a Apple incluir esta tecnologia no seu portátil mais acessível. Esta tecnologia permite uma experiência de visualização superior aos ecrãs IPS LCD graças à maior concentração de pixels e gestão de cores.

A tecnologia mini-LED poderá não ser a única novidade, já que será muito provável que a Apple reduza as margens do ecrã e as torne bem mais finas. E se tal acontecer, acredita-se que o notch possa também marcar presença no novo MacBook Air.

Mas não só o ecrã poderá oferecer uma experiência de utilização superior, já que o novo Air será o primeiro portátil da marca a estrear o Apple M2, o primeiro modelo da segunda geração de processadores para computador da Apple. As fontes acreditam que o Apple M2 não atingirá os níveis de performance dos recentemente apresentados M1 Pro e M1 Max, mas deverá garantir um desempenho melhorado face ao atual Apple M1. As características do novo processador são, no entanto, ainda desconhecidas, apesar de ser quase certo que a Apple deva manter a mesma estrutura, com um CPU octa-core, melhorando, no entanto, o desempenho gráfico, graças a uma GPU de nove ou dez núcleos.

Uma melhoria há muito pedida é a inclusão de uma câmara 1080p para substituir a câmara 720p do atual modelo e, ao que tudo indica, a Apple deverá cumprir esse desejo dos fãs. O número de entradas deverá manter-se o mesmo, no entanto, com duas entradas USB-C Thunderbolt 4, uma entrada de áudio 3.5mm e a possibilidade de um retorno do MagSafe.

Lançamento

Apesar das fontes de reconhecido mérito no mercado tecnológico acreditarem que o novo MacBook Air chegará em 2022, ainda não há consenso quanto à data de lançamento. Ming-Chi Kuo acredita que a produção do novo portátil acontecerá no final do segundo trimestre ou no início do terceiro trimestre de 2022, acreditando que a apresentação poderá ocorrer entre agosto ou setembro.

Seja em que data for, este promete ser mais um produto vencedor na gama de produtos da Apple. Com o lançamento dos seus processadores para computador, a Apple tem conseguido distinguir-se da concorrência e oferecer portáteis com um desempenho que impressiona cada vez mais. As expectativas quanto ao seu novo laptop acessível são muitas, pelo que as novidades nos próximos meses deverão também surgir em grande número.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.