Cinema e TV

Matrix Resurrections: o que precisas saber antes de ver a nova aventura de Neo

António Guimarães
25 de Dez de 2021
3 minutos de leitura

Índice

Matrix é um franchise de filmes que dispensa apresentação. O primeiro filme, estreado em 1999, foi revolucionário na categoria de ficção científica e efeitos especiais.

Além disso, os temas explorados no filme continuam a ser debatidos até hoje como identidade, realidade virtual, inteligência artificial, conceito de Messias (salvador da humanidade) e o eterno conflito entre o Homem e a tecnologia, de sua criação.

Os seguintes resumos contêm spoilers sobre a história. É preferível que vejas os filmes primeiro.

A história resumida de Matrix (1999)

A Matrix (ou Matriz, traduzindo diretamente) é uma realidade virtual criada por inteligências artificiais. Esta realidade tem como objetivo aprisionar os humanos num estado de transe, vivendo vidas quotidianas. Sob o efeito deste estado, os humanos são cultivados por energia para alimentar as inteligências.

No universo dos filmes, esta escravatura da raça humana ocorreu entre os séculos 21 e 22, após as inteligências artificiais evoluírem até nos dominar.

Entretanto, um pequeno grupo de humanos continua a resistir às máquinas, à semelhança do mundo pós-apocalíptico do Exterminador. Os filmes contam então a saga dos humanos a tentar libertar a humanidade de uma vez por todas e eliminar a ameaça tecnológica que os aprisionou.

Neo e a sua jornada

Thomas A. Anderson (apelidado eventualmente de Neo, interpretado por Keanu Reeves), é um jovem programador que tem a sua vida virada do avesso quando lhe é revelada a verdade sobre a sua existência. Essa verdade é exposta pelos rebeldes Morpheus (Lawrence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss).

É aqui que ocorre a famosa cena onde Morpheus oferece os comprimidos coloridos a Neo. O azul permite-lhe continuar no mundo de ilusão, o vermelho irá acordá-lo para a realidade, saíndo da Matrix.

Neo faz a sua escolha, acabando por cumprir uma profecia, que prevê o programador como salvador da humanidade. Entretanto, Neo e a equipa de rebeldes terão que lidar com o "antivírus" das máquinas: o infame Agente Smith, interpretado por Hugo Weaving.

Matrix Reloaded (2003)

(ALERTA SPOILER)

Na continuação da aventura, Trinity, Morpheus e Neo juntam-se numa missão de ir a Zion, a última cidade humana onde os humanos são livres, localizada no subsolo do planeta Terra.

Entretanto, o agente Smith vira-se contra a Matrix, transformando-se num perigoso vírus que persegue incessamente a equipa de rebeldes. Eventualmente, Neo chega ao núcleo da Matrix e encontrar o seu criador. O mesmo dá-lhe duas opções: reiniciar o programa ou continuar com a luta entre humanos e máquinas.

Matrix Revolutions (2003)

Ainda no mesmo ano, Matrix Revolutions foi lançado, recebendo críticas negativas pela maioria do público. Este capítulo tentou encerrar a saga, onde Neo e os últimos resistentes humanos travam a derradeira batalha contra o agente Smith, que pretende destruir ambos os mundos.

Durante a batalha épica, Trinity morre para desgosto do seu amor, Neo. A Matrix acaba por ser reiniciada, dando origem a uma nova simulação. Neo sacrifica a sua vida no processo.

O que esperar de Matrix Resurrections?

Um dos trailers do filme mostra Neo a ser atormentado por sonhos e visões do passado. O trailer parece sugerir que Neo ainda está sob algum tipo de ilusão e a mesma está a sofrer falhas.

Matrix Resurrections poderá seguir uma de duas vias: concluir esta história de uma vez por todas ou dar ainda mais continuidade à saga.

Qual é a tua opinião? Já foste ver o filme? Se não, quais são as tuas expetativas? Diz-nos nos comentários, mas mantém-nos livres de spoilers!

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.