Tecnologia

Melhores portáteis para estudantes em 2021

Fica a conhecer os melhores portáteis para estudantes em 2021

Eduardo Silva
23 de Ago de 2021
6 minutos de leitura
Dicas
Photo by Surface / Unsplash

Índice

Escolher um computador portátil em 2021 não é tarefa fácil. Felizmente, a dificuldade da tarefa não se eleva pela escassez de opções, mas sim pelo contrário, já que a profundidade da oferta leva a que o comprador se encontre muitas vezes a questionar o funcionário da loja ou o amigo por telefone sobre qual o modelo ou marca que mais se adequa às suas necessidades.

O mesmo se passa com os estudantes, cuja realidade exige computadores competentes, com portabilidade como ponto forte, bem como um preço que vá de encontro às tão limitadas semanadas.

Assim, vamos de seguida listar alguns dos nossos computadores portáteis que consideramos ideais para estudantes em 2021. Mas antes disso, cabe elencar os critérios de seleção.

A lista não se vai alinhar por uma ordem concreta de melhor para pior, mas sim as melhores (ou algumas das melhores) opções para cada cenário em que o nosso estudante médio se poderá encontrar. Mas passemos ao que interessa: os computadores em si, onde as palavras de ordem serão "portabilidade", "autonomia" e "preço". Vamos a isso.

Apple MacBook Air M1

Este modelo não precisa de introdução (ou não deveria precisar). O MacBook Air, equipado com o novo processador Apple M1, é o expoente máximo do computador portátil em 2021.

A sua aparência pode confundir os mais desatentos, já que, a nível estético, pouco muda face aos anteriores modelos MacBook Air. E o leitor estará correto nesse aspeto, sendo que o que nos faz recomendar esta opção, prende-se essencialmente com um aspeto: o processador.

O Apple M1 é uma revolução no mercado. Este processador utiliza uma arquitetura ARM, o que para muitos não quererá dizer nada, mas significa que, tal como para os iPhone ou iPad, também para MacBook a Apple consegue desenvolver o seu próprio processador.

E qual o resultado disso? Excelência. Pura e simplesmente, o Apple MacBook Air, com processador Apple M1, tornou-se o melhor computador portátil à venda no mercado, se o que queremos de um portátil for, precisamente, leveza, portabilidade, autonomia (15 horas de bateria não são coisa pouca) e um preço bem razoável na sua versão base.

A acrescentar a isto, o processador garante um desempenho que ainda não foi superado por propostas da Intel ou AMD (em chipsets desenhados para a eficiência energética), ideal para cargas mais pesadas.

Já quanto ao computador, a sua construção é de topo, com alumínio a dominar a estrutura. O design é compacto, o ecrã de 13.3 polegadas Retina vai deixar os utilizadores muito agradados pela sua qualidade e o trackpad é o melhor deste segmento do mercado.

Com um preço de 1,089,80€ (já com desconto para estudantes) na versão 8GB+256GB, o MacBook Air é, sem dúvida, uma opção viável em 2021 e que vai garantir muitos anos de serviço.

Compra em Apple | Fnac | Worten | MediaMarkt

Lenovo IdeaPad Flex 5 14"

Apesar da opção Apple ser altamente recomendável, há que considerar que o seu preço continua a ser proibitivo para os bolsos de muitos estudantes, especialmente se procuram mais memória para os seus dispositivos.

No mercado Windows as opções são tremendamente vastas, não sendo difícil encontrar modelos com preços entre os 700 e os 800 euros que oferecem tudo o que um estudante pode precisar.

Assim, dificilmente poderíamos ignorar o Lenovo Ideapad Flex 5 14". Este portátil, tal como o nome indica, possui um ecrã de 14 polegadas e um corpo muito compacto, com dimensões e peso semelhantes ao do MacBook Air supramencionado.

Este portátil tem uma construção que, apesar de não ser em alumínio, não se pode confundir com os plásticos de fraca qualidade que muitas vezes encontramos em dispositivos nesta categoria de preço, tendo o Flex 5 recebido muitos elogios pela critica precisamente pela solidez, leveza e toque premium da sua construção.

Uma das razões que mantém este Lenovo como uma opção a ter em conta está no seu interior. Em 2021, o IdeaPad Flex 5 14" pode ser equipado com processadores AMD, nomeadamente os Ryzen 5 5500U e Ryzen 7 5700U, processadores que têm dominado nesta categoria de preço face à concorrência da Intel, prometendo um desempenho agradável e uma eficiência que a team blue ainda não conseguiu combater.

Se até aqui o leitor ainda não ficou convencido, há que acrescentar um dos principais pontos atrativos do Flex 5 14 (afinal, o melhor fica para o fim...). Este portátil é um 2-em-1, o que significa que o seu ecrã é tátil e o dispositivo pode ser utilizado como um verdadeiro tablet, o que o torna num verdadeiro double-agent da produtividade.

Compra em: Fnac | Worten | MediaMarkt

Asus TUF FX506LH

Poderíamos fazer uma lista de computadores portáteis para estudantes sem mencionar uma opção dedicada aos videojogos? Podíamos, mas não seria uma lista inteiramente fiel à realidade.

Ainda que muitos pais queiram ver os seus filhos obter os melhores resultados académicos, é para muitos destes estudantes importante ter uma máquina capaz de lhes garantir um desempenho adequado para correr os seus videojogos favoritos nas horas vagas.

E neste sentido, entra o Asus TUF FX506LH. O computador dedicado ao gaming da Asus parece um mix quase perfeito para o seu preço. Este portátil pode ser configurado com processadores Intel Core de 10ª geração e uma gráfica Nvidia GTX 1650 para um ótimo desempenho. O ecrã de 15.6 polegadas tem resolução Full HD e pode explorar todas as capacidades da placa gráfica graças à sua taxa de atualização de 144Hz.

Por menos de 800€ é possível obter a configuração de 16GB de RAM e 512GB de memória interna, o que o torna numa boa opção para aqueles que pretendem uma máquina de performance por um bom preço, sacrificando apenas a sua portabilidade.

Compra em Fnac | Worten | MediaMarkt

LG Gram 16

Subindo um pouco o preço, cabe-nos mencionar um computador Windows que eleva os patamares de portabilidade. O LG Gram 16 prima pela sua elegância e leveza, sendo um portátil extremamente fino e que pesa apenas 1,19 kg.

E sim, o leitor pode conferir. O LG Gram continua a ser quase um caso de estudo no mercado dos portáteis, com a LG a oferecer terminais que simplesmente não têm concorrência ao nível do peso face às dimensões apresentadas.

Este computador nem sempre se consegue encontrar numa configuração acessível, mas cabe reparar que, com ele, o utilizador garante um grande ecrã de 16 polegadas e resolução Quad HD 1440p, processadores Intel Core i5 e i7 de 11.ª geração e uma autonomia que ultrapassa quase toda a concorrência Windows.

Compra em Fnac | Worten

Microsoft Surface Laptop Go

Nesta lista passamos pelo 2-em-1 barato, pelo ultraleve, pela opção gaming e pela opção Apple. O que é certo é que a Microsoft também tem ideias bem definidas quanto aos seus portáteis e o Surface Laptop Go é uma opção muito interessante.

Este computador portátil corre o Windows 10 no modo S, sendo uma versão ultra segura para os utilizadores, mas que pode facilmente ser gratuitamente alterada para o leque de funcionalidades do Windows 10 Home.

A proposta do Surface Laptop Go é a mesma que considerámos ideal para um estudante: boa construção, portabilidade, autonomia e preço. Este é o Surface Laptop mais fino e leve do mercado, mas mantém uma construção bem conseguida e um ecrã de 12.45 polegadas de muito boa qualidade.

No seu interior podemos encontrar processadores Intel Core de 10ª geração que ainda mantém um desempenho interessante em 2021 e que fazem ainda mais sentido quando consideramos o preço. Isto porque o Surface Laptop Go pode ser adquirido por preços a começar entre os 500 e os 600 euros, tornando-o numa das nossas opções baratas de eleição para um computador portátil.

Compra em Microsoft Store | Fnac | Worten | MediaMarkt

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.