Tecnologia

Melhores smartphones para comprar em 2021

Estes são os smartphones de 2021 que deves considerar no momento de comprar.

Eduardo Silva
6 de Dez de 2021
6 minutos de leitura
Photo by Rui Silvestre / Unsplash

Estamos a menos de um mês de encerrar mais um ano e o mercado tecnológico teve meses a fio a proporcionar os entusiastas com novos modelos de smartphone que nos fizeram as delícias. Em 2021, foi possível dizer que, por qualquer preço, é possível obter uma excelente performance para muitos anos. A autonomia dos smartphones também melhorou, com cada vez maiores baterias e processadores mais eficientes, bem como carregamento rápido a generalizar-se por todas as gamas.

O portfólio de 2021 é especialmente recheado e apenas nos pode deixar entusiasmados para 2022. Mas antes de avançarmos para mais um ano que promete ter muitas surpresas, vamos elencar alguns modelos que, chegados ao final do ano, merecem a atenção dos consumidores pela sua excelência.

Melhores smartphones para fotografia e vídeo

Para a grande parte dos utilizadores, as câmaras do telemóvel são um ponto fulcrar no momento de o adquirir. Cada vez mais vemos um esforço geral das marcas em oferecer dispositivos com capacidades fotográficas quase profissionais e com ambos Pixel 6 Pro e iPhone 13 Pro Max, não há muito a enganar.

O smartphone da Google oferece as garantias de qualidade fotográfica a que a empresa nos tem habituado, com fotografias elevam os standards do segmento, especialmente em cenários de pouca luminosidade. Para a sexta geração de smartphones Pixel, a Google "subiu a parada" e atualizou o hardware das suas câmaras, sendo que o Pixel 6 Pro utiliza um sensor de 50 MP Samsung ISOCELL GN1, bem como uma grande angular de 12MP e uma câmara telefoto de 48MP, com zoom ótico 4x.

iPhone 13 Pro Max

Por outro lado, a Apple continua a ser a dominar a gravação de vídeo. Com gravação de vídeo em Dolby Vision HDR até 60fps e tirando partido do modo ProRes, a Apple continua a fazer dos seus terminais uma referência. Em 2021, trouxe-nos o novo Cinematic Mode, próprio para fazer a focagem dinâmica durante o vídeo, algo que tem surpreendido os fãs pela facilidade de utilização e resultados bem divertidos. O iPhone 13 Pro Max dá acesso a todos estes modos e é também (a par do iPhone 13 Pro), o terminal com o mais desenvolvido módulo de câmaras da Apple, pelo que se revela a nossa recomendação para os aficionados da fotografia mobile.

Melhores smartphones de pequenas dimensões

O crescimento das dimensões dos smartphones nos últimos anos é notório e parece cada vez haver menos espaço para modelos de pequenas dimensões. Ainda assim, há alguns modelos cujas fabricantes acreditam serem capazes de atrair público.

O mais notório será o iPhone 13 mini. Pelo segundo ano consecutivo, a Apple traz-nos uma versão "miniatura", sendo que, para tal, apenas abdica de uma bateria mais longa. Assim, o iPhone 13 mini mantém o poderoso processador A15 Bionic, as mesmas câmaras do iPhone 13 e também um excelente ecrã OLED, sendo a escolha ideal para quem procura um terminal pequeno e poderoso.

Asus Zenfone 8 - Imagem: SCMP

Mas se o iOS não é o teu sistema de eleição, há no mercado Android alternativas. Falamos do Asus Zenfone 8, uma surpresa da empresa de Taiwan em 2021 que consegue comprimir muito poder num smartphone de pequenas dimensões. A fórmula é a mesma que a do iPhone 13 mini, com o processador mais potente à disposição da Asus (Snapdragon 888 da Qualcomm), processador OLED (com a vantagem de possuir taxa de atualização de 120Hz) e garante ainda espaço para uma bateria de 4,000 mAh e uma entrada de áudio jack 3.5mm.

Melhores negócios

Todos os anos há terminais que chegam ao mercado e destacam-se não por serem especialmente diferentes da concorrência, mas por oferecerem tanto dentro da sua categoria de preço. Em 2021, há três modelos que se destacam especialmente e esses três modelos são o Google Pixel 6, o Realme GT e o POCO F3.

Começando pelo terminal da Google, este é vem representar um novo ciclo para a empresa norte-americana no mercado tecnológico, onde a aposta passa claramente pela integração no segmento premium. Apesar do Pixel 6 não falhar apenas alguns pormenores relativamente à versão "Pro", acaba por beneficiar de um preço que o torna extremamente competitivo (em alguns mercados, cerca de 600 euros), o que face à sua excelente construção e design, fantásticas capacidades fotográficas e experiência Android idealizada pela Google e potenciada pelo novo processador Tensor, dá garantias que nenhum outro terminal do mesmo preço consegue dar.

Google Pixel 6

Descendo a escada de preços, não podemos deixar de mencionar o Realme GT. Também ele a representar uma renovada linhagem no seio da empresa chinesa, este foi o dispositivo que, ao longo do ano, atraiu a atenção dos fãs por ser a forma mais acessível de obter a performance do Snapdragon 888. Com o seu preço muitas vezes a rondar os 400 euros e com características que fazem inveja a terminais com o dobro do preço, não há como não reconhecer mérito ao Realme GT.

Nesta categoria segue também o POCO F3. Mais uma vez, a POCO continua o seu excelente trabalho em oferecer smartphones com a melhor relação qualidade/preço do mercado e o F3 é o exemplo perfeito disso. Por um preço que ronda os 300 euros, os utilizadores obtém uma máquina munida do excelente Snapdragon 870, um ecrã AMOLED 120Hz, autonomia competitiva e um design atraente, enquadrando-o na perfeita definição de flagship killer.

Melhores dobráveis

A Samsung continua a dominar a seu bel-prazer o segmento dos smartphones dobráveis. Apesar das investidas da Xiaomi e da Huawei, a empresa sul-coreana continua a ser a referência no segmento e 2021 foi mais um ano de consolidação da já grande liderança face à concorrência.

Samsung Galaxy Z Flip3

Assim, vimos em 2021 o Galaxy Z Flip3 roubar corações no mercado, com um design que cativou vários novos fãs e que, acompanhado da descida de preço (enquadra-se agora com a grande maioria dos smartphones premium que rondam os 1.000 euros) tornou-se numa opção a ter em conta para o comum consumidor.

Já o Galaxy Z Fold3 acabou por aperfeiçoar o trabalho do seu antecessor, reforçando-se na sua estrutura e construção, mas trazendo também agora suporte para a S-Pen e inovando com uma câmara frontal debaixo do ecrã dobrável, sendo a primeira deste género no mercado montada num dobrável.

Melhores propostas gaming

O segmento gaming esteve fortíssimo em 2021, com quatro marcas a competirem pelo topo, nomeadamente a Asus, a Lenovo, a Nubia e a Xiaomi. Com várias novas opções no mercado, há duas que se destacam e merecem a nossa atenção. O Lenovo Legion Phone Duel 2 veio despertar o interesse do mercado pelo seu design ousado e verdadeiramente desenvolvido para gamers, preenchendo a sua lista de especificações com as características necessárias para oferecer uma performance de topo.

Asus ROG Phone 5S Pro

Ainda assim, o smartphone que eleva todos os patamares ao nível do desempenho em 2021 é o Asus ROG Phone 5S Pro. Este é um terminal que se descreve melhor pelos seus números: Snapdragon 888+, 18 GB de RAM, ecrã 6.78 polegadas AMOLED com taxa de atualização de 144Hz, uma mega bateria de 6,000 mAh e um conjunto de acessórios que nenhum outro smartphone concorrente consegue oferecer. Para os interessados, um preço de 1,500€ permite aceder ao melhor desempenho que o mobile gaming conhece em 2021.

Os mais completos

Poderá parecer desonesto deixar estes dois terminais para o final deste artigo, mas o que é certo é que terminamos com dois smartphones para aqueles que pretendem obter um dispositivo o mais completo possível e sem olhar ao preço.

Falámos do Samsung Galaxy S21 Ultra e do Xiaomi Mi 11 Ultra, aqueles que são para nós, os mais completos terminais de 2021. Os dois "Ultras" chegaram ao mercado com um único propósito: oferecerem as melhores características possíveis em cada categoria. E ainda que não os tenhamos destacado nas categorias acima, é certo que pouco ou nada devem estes terminais aos acima mencionados.

Xiaomi Mi 11 Ultra

Ambos oferecem a melhor performance do mercado Android, bem como sistemas de câmaras lideradas por sensores de 108MP da Samsung, acompanhados por câmaras grande angulares, telefoto e periscópio (no caso do Xiaomi, até um ecrã secundário no módulo de câmaras). Pela frente, os ecrãs Quad HD, com tecnologia LTPO AMOLED, taxa de atualização de 120Hz e curvos nas suas laterais são lideres no mercado e permitem ao utilizador usufruir de todas as capacidades ao seu dispor. E a completar uma rica lista de especificações, ambos trazem baterias de 5,000 mAh que garantem uma autonomia para mais do que um dia de utilização.

Assim, não poderíamos deixar de considerar estas duas opções, cujas listas de especificações conseguem preencher todas as necessidades que qualquer utilizador possa ter, sendo verdadeiros porta-estandarte para a Samsung e a Xiaomi e assumindo assim um papel de destaque no mercado.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.