Ciência

Nova variante do vírus SARS-CoV-2 foi detetada na África do Sul

O variante C.1.2 tem evoluído a um ritmo semelhante à variante Delta.

Eduardo Silva
2 de Set de 2021
1 minuto de leitura
Photo by CDC / Unsplash

O novo coronavírus não tem dado tréguas à população mundial desde que, em dezembro de 2019, se começou a espalhar em Wuhan, na China. A vacinação tem trazido um novo alento à população em 2021, que cada vez mais se tem protegido face à doença da COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2.

No entanto, o próprio vírus continua a desenvolver-se e promete estar cá para ficar. Uma nova variante do SARS-CoV-2 foi detetada na África do Sul. A variante C.1.2, inicialmente detetada no país sul-africano, terá já chegado a Portugal.

Segundo o estudo publicado na plataforma MedRXIV, a nova variante do novo coronavírus descende da variante C.1 e foi detetada pela primeira vez em maio deste ano, precisamente na África do Sul. A preocupação em torno da variante C.1.2 prende-se com a forma como se alastrou rapidamente a países como a Inglaterra e a China apenas um mês depois de ser detetada.

Entretanto, a variante C.1.2 foi detetada também em Portugal, Suíça, Nova Zelândia, República Democrática do Congo e Maurícia.

A investigação levada a cabo pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul e pela Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal conclui que a variante C.1.2 sofreu uma mutação substancial face à variante C.1, apontando-se para uma taxa de mutação de 41,8 mutações por ano.

Os níveis de transmissibilidade da variante C.1.2 são também preocupantes, segundo o recente estudo. A fonte repara que o C.1.2 apresentava em maio um genoma sequencial de 0,2%, que subiu para 1,6% em julho e 2% em agosto, apresentando uma evolução muito semelhante à das variantes Beta e Delta, o que poderá fazer soar os alarmes das autoridades de saúde mundiais.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.