Tecnologia

O que é o CPU e o GPU?

Sabes realmente o que é o CPU e GPU?

Pedro Rodrigues
2 de Ago de 2021
2 minutos de leitura
Fonte: Hardware

Índice

Um computador é muito mais do que um caixote elétrico. É uma máquina construída com um conjunto de componentes construídos e preparados ao pormenor para que tudo funcione de forma fluída, sem que o seu utilizador imagine sequer o que se passa lá dentro.

Dois dos componentes principais destes sistemas são o CPU (Unidade de Processamento Central) e o GPU (Unidade de Processamento Gráfico).

O funcionamento destes componentes pode inicialmente parecer um bicho de 7 cabeças para o comum mortal, o que é bem verdade ao nível microscópico, mas que pode ser simplificado se estivermos apenas a descrever as funcionalidades principais destes elementos.

O que é o CPU?

É apelidado de "o cérebro do computador" e normalmente denominado de "processador". O CPU é constituído por milhões de transístores, podendo ter múltiplos núcleos mas em pequena quantidade, sendo que um computador de utilização normal poderá ter até 16 núcleos.

Ao longo do tempo, com a evolução dos computadores, foi aumentado também o número de transístores presentes na unidade de processamento, sendo que o processador é atualmente a base do computador, sendo que é através deste componente que o sistema executa os comandos e os processos necessários para o sistema operativo e para o computador no geral.

E o GPU?

É normalmente conhecido por "placa gráfica", o que não é de todo verdade. O GPU é sim uma parte integrante da Placa Gráfica, mas esta é constituída por mais elementos para além do GPU.

O GPU é um processador constituído por núcleos mais pequenos e mais especializados que o CPU, podendo ter até centenas ou milhares de núcleos. Para além disto, o GPU dispõe de uma capacidade de processamento com melhor performance do que o CPU, uma vez que as tarefas podem ser divididas entre diversos núcleos, permitindo assim distribuir a disponibilidade.

Photo by Luan Gjokaj / Unsplash

Qual a diferença entre o CPU e o GPU?

Apesar de terem muito em comum, a diferença entre estas duas unidades de processamento reside principalmente na forma como tratam os processos que têm em "mãos".

O CPU está preparado para uma grande diversidade de processos, especialmente processos que requerem baixa latência, ou seja, tarefas que necessitam de ser executadas rapidamente e podem ser executadas individualmente por cada núcleo. Estas tarefas são normalmente as que mais utilizamos no dia a dia, como por exemplo executar o sistema operativo, correr programas como o browser, efetuar downloads, etc...

Já o GPU foi inicialmente construído com o objetivo de acelerar tarefas de renderização em 3D, tendo evoluído ao longo do tempo, sendo agora mais flexível, e utilizado principalmente como uma parte fundamental do gaming e da renderização em vídeo, mas também bastante necessário no "treino" de algoritmos de Inteligência Artificial e na mineração de criptomoedas, uma vez que estes são processos que requerem uma utilização intensiva e prolongada de poder de processamento.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.