Tecnologia

OnePlus 9 RT: tudo o que sabemos até ao momento

Um smartphone muito atrativo, mas que não estará disponível para todos.

Eduardo Silva
27 de Set de 2021
4 minutos de leitura

Índice

De acordo com a agenda de lançamentos da OnePlus, o último trimestre de 2021 deverá ser a altura escolhida para lançar uma versão 'T' dos smartphones topo de gama da marca chinesa para 2021, nomeadamente dos OnePlus 9 e 9 Pro.

As recentes alterações no line-up da fabricante, que pertence ao grupo BBK Electronics, tem resultado em algumas surpresas, nomeadamente na chegada do OnePlus 9R juntos dos outros dois modelos acima mencionados, cujo acesso ficou limitado ao mercado indiano.

Pois bem, chegados a setembro, é com naturalidade que os fãs da marca aguardem pacientemente por um novo 'T' e os rumores têm apontado para um possível OnePlus 9 RT, que reúne tudo aquilo que os fãs desejam, mas que poderá ser também uma das desilusões do ano para o mercado tecnológico.

Assim, vamos de seguida elencar alguns aspetos a ter em conta sobre o OnePlus 9 RT, baseando em toda a informação que as fontes têm conseguido facultar.

Design

Se em 2020 vimos um OnePlus 8T que simplificou o trabalho da OnePlus com os modelos 8 e 8 Pro, dando-lhes um twist com pormenores distintivos, a verdade é que as notícias não são boas quanto ao tão falado OnePlus 9 RT.

Ao que se sabe atualmente, este smartphone continuará a utilizar um design praticamente idêntico ao do OnePlus 9R, com um ecrã e painel traseiro em vidro e uma estrutura em plástico, sem qualquer certificação relativa a resistência a água.

Por outro lado, a câmara frontal deverá manter o punch-hole num ecrã completamente plano. Já a "ilha" de câmaras deverá ser dos poucos pontos onde a OnePlus se poderá aventurar, especialmente para "celebrar" a inclusão de uma nova câmara, à qual deverá dar algum destaque.

Outros apontamentos ao hardware são bastante comuns, mas convém denotar que o OnePlus 9 RT deverá também incluir um leitor de impressões digitais embutido no ecrã, altifalantes stereo e uma entrada USB-C.

Especificações

A lista de especificações do OnePlus 9 RT também não será uma surpresa para os aficionados da marca. Se conheces o OnePlus 9R, então não terás dificuldades em listar os detalhes do 'RT'. Senão vejamos.

O processador escolhido pela OnePlus para o seu novo smartphone é o Snapdragon 870, processador que equipa o modelo 9R e que, de si, é uma versão melhorada do Snapdragon 865, processador topo de gama que equipou todos os topo de gama da OnePlus em 2020.

Os interessados no novo modelo poderão esperar também aqui um ecrã de 6.55 polegadas AMOLED, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. Já a bateria, mantém uma capacidade de 4,500 mAh e uma velocidade de carregamento de 65W, graças ao sistema Warp Charge 65.

A grande novidade do OnePlus 9 RT prende-se com a câmara principal. Segundo os mais recentes rumores, a OnePlus deverá incluir neste smartphone a mesma câmara principal do OnePlus Nord 2, nomeadamente um sensor de 50MP Sony IMX766, que curiosamente é o mesmo sensor da câmara grande angular do OnePlus 9 Pro.

Por fim, quanto a opções de memória, deverão ser as mais que comuns opções de 8 ou 12GB de RAM LPDDR5 (quase todo o mercado Android nesta categoria opta pelas mesmas opções), bem como 128 ou 256GB de armazenamento UFS 3.1.

Software

Se em 2020 o OnePlus 8T foi o primeiro terminal da marca a chegar ao mercado com o Android 11 e a OxygenOS 11, também o OnePlus 9 RT deverá seguir os seus passos.

Segundo os mais recentes rumores, o novo smartphone da OnePlus estará disponível na caixa com o novo OxygenOS 12, interface própria da OnePlus baseada no Android 12 e que, após os mais recentes anúncios da marca, deverá continuar a ser absorvido pela ColorOS da OPPO.

Assim, não será de admirar que algumas funcionalidades do sistema presente no OnePlus 9 RT sejam mais próximos da ColorOS e da ideia da OPPO para o Android, do que o novo aspeto Material You que a Google pretende implementar com a nova versão do sistema operativo, o que pode desagradar aos mais fieis fãs da marca.

Ainda assim, o update promete algumas novidades interessantes, como as janelas flutuantes, cujo tamanho pode ser alterado pelo utilizador, novos alertas de privacidade e também a funcionalidade Private Safe, um local onde podes armazenar todos os teus ficheiros de forma segura com uma password.

A OnePlus veio recentemente anunciar que os seus novos smartphones receberão atualizações para um mínimo de três versões do sistema operativo, bem como quatro anos de atualizações de segurança, pelo que o OnePlus 9 RT deverá manter-se atualizado até 2025.

Disponibilidade

Seguindo os passos das anteriores versões 'T', o OnePlus 9 RT deverá ser apresentado em outubro, com vários rumores a apontarem para o dia 15 como a data mais provável.

No entanto, as más notícias são que, tal como o OnePlus 9R, também a nova versão não deverá chegar ao mercado europeu. Fontes com acesso a informação privilegiada garantem que a empresa terá apenas planos para lançar o OnePlus 9 RT na China e na Índia, enquanto a Europa e o mercado norte-americano apenas terão direito a dois novos modelos Nord.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.