Tecnologia

Os destaques da Samsung Developer Conference 2021

Conhece os destaques da conferência para programadores da Samsung

Diogo Simões
26 de Out de 2021
3 minutos de leitura

Índice

Após diversos eventos de apresentação de produtos este ano, chegou a vez da gigante sul-coreana apresentar o que tem vindo a desenvolver ao nível do software. E, com novidades que vão desde o sistema Tizen até à OneUI 4, está na altura de conhecermos o que foi apresentado.

Bixby casa com SmartThings

A Samsung veio mostrar e demonstrar de que forma a Bixby integrou a Bixby Home Plataform, conectando-se assim aos nossos dispositivos inteligentes e geridos pela plataforma SmartThings. Torna-se fácil, por exemplo, o controlo dos nossos equipamentos e uma melhor atenção aos nossos gostos, ao podermos pedir que a nossa Smart TV nos dê as últimas sugestões na Amazon Prime, por exemplo.

Tudo isto acontece por um conjunto de novas ferramentas de Bixby Home Studio ou SmartThings Hub. Alia-se ainda a rede matter, um novo standart na compatibilidade de produtos smart e que se torna possível que diversas marcas sejam integradas num enorme ecossistema. Contando já com o apoio da Google e Apple, a integração só começará no verão de 2022.

Segurança

Relativamente ao já conhecido Samsung Knox, a Samsung garantiu o seu compromisso com a segurança e privacidade dos utilizadores. A empresa comprometeu-se com três pontos específicos: Proteção, Escolha e Transparência. Ou seja, fornecer a informação de como a data é utilizada e se querem sequer partilhar estes mesmos dados. Algo que acontece, quer em dispositivos Galaxy, como Smart TVs. A empresa vai ainda cooperar com empresas mundiais de segurança por forma a criar ferramentas que reforcem este compromisso.

Tudo isto pode ser acessado pelo utilizador no Portal da Privacidade, disponível nos dispositivos Galaxy.

Tizen

O sistema operativo próprio e que alimenta as televisões da empresa não ficou esquecido, sendo que a empresa desenvolveu novas experiências que melhorem a conectividade, funcionalidade e a procura por um entretenimento mais imersivo (como, por exemplo, o Samsung TV Plus, um serviço de streaming gratuito).

Algumas das novas experiências incluem uma melhor comunicação no vídeo e que permite melhores vídeo chamadas por conta da inteligência artificial que ajuda na hora de focar o utilizador. Na verdade, a Samsung colaborou com a Google para tornar esta realidade possível.

A Samsung Health foi igualmente melhorada, onde se torna possível detetar os movimentos do utilizador por meio de uma câmara em cima da televisão por forma a dar ao utilizador consciência dos seus esforços durante o exercício. Tudo isto é depois sincronizado com os dispositivos móveis dos utilizadores.

Para os amantes de gaming também o HDR10+ se junta ao sistema operativo, com definições próprias para pouca latência e uma calibração HDR adequada. A empresa também indicou estar a construir um sistema de gaming por cloud por forma a que seja possível jogar jogos nas TVs da marca sem a necessidade de se comprar um jogo em formato físico.

OneUI 4

Com a promessa de atender às necessidades dos utilizadores, a Samsung introduziu a nova versão do seu sistema operativo para os seus dispositivos Galaxy e baseada no Android 12: a OneUI 4. Na verdade, foi a primeira vez que a empresa detalhou e mostrou todas as novidades.

Esta interface, como se tem demonstrado nas suas versões Beta, tem um foco na personalização para que cada dispositivo Galaxy seja um reflexo do utilizador. Tem igualmente o foco na privacidade e segurança, com diversas opções no que toca às permissões para garantir que os utilizadores estejam no controlo dos seus dados.

A empresa mostrou ainda como dispositivos da gama Z poderão, com esta nova versão, usar o Flex Mode e Milti-Active Window por forma a dar uma experiência mais amigável na hora de se ser produtivo. Esta dedicação na produtividade é extendida à OneUi 4 Book, dando ao utilizador um ecossistema verdadeiramente conectado e redesenhado.

A empresa anunciou ainda que a OneUI 4 estará disponível no final do ano para dispositivos da gama S21, Note20 e Z Flip 3 e Z Fold 3.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.