Dicas

Precauções a ter quando utilizamos aplicações de encontros online

Conhecer alguém na internet é entusiasmante, mas é necessário tomar precauções.

Eduardo Silva
14 de Dez de 2021
3 minutos de leitura

Índice

A internet é cada vez mais uma forma fácil de conhecer pessoas. Ainda que através de uma plataforma virtual, é possível fazer amigos e conhecer a nossa cara-metade através de redes sociais ou até de aplicações de encontros online. Aplicações como o Tinder ou o Bumble são cada vez mais populares e utilizadas por vários tipos de público, seja para encontrar uma companhia casual, seja para encontrar amor para a vida.

No entanto, seja qual for o contexto, é extremamente aconselhável aos utilizadores tomarem algumas precauções quando acedem a estas aplicações e entram em contacto com pessoas estranhas, com as quais, em 99% dos casos, nunca tiveram qualquer contacto. Assim, vamos listar algumas dicas importantes a ter em conta na próxima vez que o leitor recorrer a uma aplicação de encontros online.

Evitar perfis suspeitos

Pode parecer relativamente óbvio que devemos evitar perfis suspeitos, mas este tipo de plataformas são especialmente férteis em contas falsas cujo objetivo não terá as melhores intenções. Ao visualizar um perfil, é aconselhável obter o máximo de informação possível. Uma boa descrição, idade e fotos consistentes podem ser indicadores de que o perfil é verdadeiro e haverá mais probabilidades de esse perfil corresponder a uma pessoa com intenções legitimas.

Utilizar fotografias diferentes das redes sociais

Um erro comummente cometido no Tinder passa por aceder através de uma rede social e carregar as fotografias dessa rede social para a aplicação de encontros. Este pode parecer um erro inofensivo (afinal, poupa imenso trabalho de escolher fotografias...). No entanto, ao utilizar as mesmas fotografias que já são utilizadas noutra rede social, o utilizador facilita que outras pessoas pesquisem por si, seja em redes sociais, seja através da ferramenta de pesquisa de imagens no Google.

Assim, recomendamos que seja sempre criada uma conta com novas fotografias não utilizadas em qualquer outra rede, já que permite ao utilizador ficar mais protegido relativamente a outros curiosos que frequentem este tipo de plataforma.

Utilizar outras plataformas para obter informações sobre novos contactos

Por outro lado, esta técnica de pesquisa através das redes sociais pode funcionar de forma favorável para o utilizador. Quando em dúvida relativamente a um perfil com o qual temos um match, é sempre benéfico dedicar alguns minutos do nosso tempo a investigar nas redes sociais por informações que temos disponíveis, de forma a perceber um pouco sobre a pessoa com quem estamos a conversar.

Sendo este tipo de plataformas ricas em perfis falsos (o catfishing é extremamente comum), é aconselhável, sempre que possível, fazer um pouco de investigação sobre a pessoa com quem estamos a falar.

Não partilhar informações pessoais

Outra dica relativamente óbvia será a partilha de informações pessoais. É extremamente desaconselhável partilhar dados pessoais na internet com pessoas desconhecidas e em aplicações de encontros não há exceções. Não serão poucas as situações em que os contactos que fazemos nos poderão pedir algumas informações pessoais, sendo que aconselhamos a que se aborde de forma conservadora esta situação, deixando esses pormenores para um futuro onde já se conheça pessoalmente a pessoa.

Por outro lado, não faltará malícia em algumas contas que poderão ir mais longe e pedir dados como a morada, número do cartão de crédito, dados da conta e perfil. Nesses casos é mais uma vez altamente desaconselhado que os dados sejam partilhados, já que em nenhum caso será necessária essa partilha, pelo que o utilizador não deve oferecer essa informação seja a quem for.

Fazer uma videochamada antes de um encontro em pessoa

Mas passando agora a uma fase mais otimista. O match já aconteceu, a conversa foi ótima e o clima proporcionou a que ambos se queiram conhecer pessoalmente. Mas, para quê tanta pressa? Temos sequer a certeza que estamos a falar com uma pessoa que corresponde às fotografias que vemos?

Antes de um encontro pessoal, uma boa forma de conhecer melhor a outra pessoa será fazer uma chamada de vídeo, que será uma forma agradável de conversar e conhecer o nosso date, sendo também bem mais seguro para um primeiro contacto.

Tomar precauções para o primeiro encontro

E aqui chegados, vamos ao primeiro encontro. Já não há dúvidas, queremos conhecer a pessoa pessoalmente. No entanto, apesar dos perigos online já estarem precavidos, há uma panóplia de precauções que devemos ter quando passamos das plataformas virtuais para a realidade. Afinal, vamos conhecer pela primeira vez pessoalmente alguém com quem ainda apenas contactamos através do nosso smartphone, tablet ou computador.

Ainda que possamos achar que conhecemos relativamente bem a pessoa para saber que é de confiança, nunca será demasiado tomar algumas providências. Assim, aconselha-se que o primeiro encontro seja feito num local público, ao qual o leitor possa dirigir-se pelo seu próprio meio de transporte ou transporte público (boleias poderão ficar para os próximos dates). E, se não for segredo, é sempre bom avisar um amigo ou familiar de onde vamos e o que vamos fazer.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.