Tecnologia

Qual a diferença entre memória RAM e ROM?

Fica a conhecer o que distingue a memória RAM e ROM

Pedro Rodrigues
12 de Set de 2021
3 minutos de leitura
Curiosidades
Photo by Liam Briese / Unsplash

Índice

Tal como descrito previamente quando explicamos a diferença entre O que é o CPU e o GPU?, um computador é composto por uma série de elementos que trabalham em sintonia de forma a que todo o seu funcionamento seja fluído e uma boa experiência para o utilizador.

A RAM e a ROM são também dois dos elementos principais de um computador. A diferença entre estes dois componentes prende-se principalmente na facilidade com que é possível ler e escrever informação.

Existem diferentes tipos de memória, sendo que as mais conhecidas são a voltátil e não volátil. A memória volátil significa que a informação é guardada mas desaparece completamente quando o dispositivo é desligado, por outro lado a memória não volátil guarda a informação permanentemente, mesmo depois do dispositivo ter sido desligado.

O que é a RAM?

Computer Memory Modules
Photo by Michael Dziedzic / Unsplash

A RAM (Random Access Memory) é memória volátil. Permite armazenar e ler informação de forma bastante rápida, mas toda essa informação é perdida quando o computador é desligado.

O principal objetivo da RAM é permitir que a informação seja rapidamente acedida pelo CPU.

Podes estar a perguntar-te "mas então porque é que o CPU não vai buscar a informação diretamente à ROM ou ao disco duro?". Isso seria possível, sim, mas o acesso aos dados seria tão lento que a utilização do computador seria uma autêntica dor de cabeça. Desta forma, quando o CPU necessita de informação, guarda essa informação na RAM de forma a que possa ser rapidamente acedida quando necessário.

É por esta razão que a informação é perdida quando estamos, por exemplo, a escrever num documento do Office e o computador crasha sem gravarmos o progresso. A informação deste documento estava guardada na RAM para que o acesso fosse rápido, e como tal não é possível recuperar a informação após o computador se ter desligado.

E a ROM?

Ao contrário da RAM, a ROM (Read-Only Memory) é memória não volátil. Tem evoluído ao longo dos anos, mas na sua forma original, a ROM armazenava informação diretamente nos circuitos. Ou seja, os dados estavam registados fisicamente, tal como quando guardamos dados num CD, em que o próprio CD é alterado fisicamente e como tal não é possível alterar mais esta informação.

Com o passar dos anos, também esta foi sofrendo atualizações, e é atualmente EEPROM (Electrically Erasable Programmable ROM), que não é exatamente apenas de leitura, sendo que é possível alterar os dados presentes nesta memória utilizando cargas elétricas com uma voltagem específica. (ainda que não seja algo que acontece com frequência)

A ROM (ou EEPROM) é maioritariamente utilizada para registar informações do sistema que não serão atualizados com frequência, como o firmware utilizado pela BIOS, sendo que seria mais demorado alterar dados neste tipo de memória.

Qual é a diferença entre a RAM e a ROM?

Uma das minhas analogias preferidas para esta comparação é pensando numa caneta e num lápis.

A RAM é muito como um lápis, em que a grafite (informação) fica pousada no papel (armazenamento) e é possível passar uma borracha e facilmente tirar a informação registada no papel. (o que acontece quando se desliga o computador)

Já a ROM é como uma caneta, em que a tinta (informação) seca no papel (armazenamento) e é bastante complicado remover esta tinta.

Com a evolução dos componentes e a introdução da memória Flash, a distinção entre estes dois elementos tem ficado mais ténue, sendo que a memória ROM tem ficado mais rápida (ainda assim continua bastante mais lenta que a RAM) e têm até surgido possibilidades de tornar a memória RAM não-volátil.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.