Tecnologia

Queres tornar o teu iPhone mais rápido? Muda a sua localização!

Esta é a forma mais inesperada de tornares o teu iPhone mais rápido.

Eduardo Silva
24 de Ago de 2021
2 minutos de leitura

Utilizadores chineses de vários modelos antigos Apple iPhone estão a reportar um aumento no desempenho dos seus smartphones após uma simples mudança de região.

A notícia foi partilhada pelo website chinês MyDrivers, que avança que vários utilizadores chineses têm reportado haver uma melhoria no desempenho dos seus dispositivos iPhone mais antigos ao mudar a localização geográfica para França.

A razão para esta diferença no desempenho entre diferentes regiões geográficas (ainda que não haja forma de o confirmar de forma oficial), pode estar relacionada com o escândalo que se gerou em torno da Apple após a empresa de Cupertino admitir desacelerar os seus modelos mais antigos como forma a preservar a bateria.

A fonte veio comprovar a diferença no desempenho através de um iPhone 7 e através da plataforma de testes AnTuTu, sendo que, após a mudança de região, o smartphone registou um resultado superior em 11,689 pontos. Denota-se também que esta diferença no desempenho é também detetável em modelos de iPhone mais novos e em modelos de iPad.

O Updated levou o teste avante e, para nossa surpresa, correndo o teste do AnTuTu num iPhone XS, a diferença, ainda que mínima, está lá:

Em alguns países, como é o caso de França, houve uma reação muito mais dura relativamente à Apple do que na China relativamente à questão da desaceleração dos smartphones, sendo aplicadas multas avultadas à empresa da maçã. Com estas penalizações à Apple, a fabricante ficou também impedida de alterar os níveis de desempenho do processador dos smartphones mais antigos, sendo essa a razão para que estes se mantenham mais rápidos do que noutras regiões como a China.

A controvérsia em torno da decisão da Apple em desacelerar os processadores dos seus modelos mais antigos despertou vários tipos de reações em diferentes regiões. A empresa justificou a decisão como uma forma de manter a saúde da bateria conforme a sua utilização e desgaste, limitando o desempenho do dispositivo. Em países como a China, por exemplo, houve uma reação bem mais leve ao incidente, não sendo aplicada qualquer multa, desde que a Apple introduzisse uma política para a substituição das baterias com um preço mais acessível.

Com a descoberta desta diferença no desempenho entre as regiões, será interessante acompanhar a resposta da Apple, já que mais controvérsia se poderá gerar em torno de um assunto que a empresa liderada por Tim Cook pretende ver enterrado.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.