Tecnologia

Recorda o teu ano musical com o Spotify Wrapped

O Spotify volta a juntar amigos para comparar os tops de músicas e artistas mais ouvidos do ano.

Eduardo Silva
27 de Dez de 2021
2 minutos de leitura

Índice

Dezembro é sinónimo de fim de ano e 2021 está mesmo a dar as últimas. Este foi mais um ano muito positivo para os fãs de tecnologia, mas também para os fãs de música. E se queres recordar quais as tuas tendências musicais desde o passado mês de janeiro, nada melhor do que recorrer ao Spotify Wrapped para colocar o ano em retrospetiva.

Desde 2016 que o Spotify nos habituou a esta coletânea de memórias anuais onde nos lista os temas, artistas e podcasts mais ouvidos, criando uma playlist personalizada com o nosso top 100 músicas mais ouvidas, bem como fornecendo todos os stats do ano e grafismos coloridos para partilhar com os amigos. Assim, passamos a explicar como aceder e usufruir do Spotify Wrapped.

Aceder ao Spotify Wrapped

Chegar ao Spotify Wrapped é muito simples. Ao abrir a aplicação do Spotify, o utilizador vai automaticamente ser remetido para o menu inicial da aplicação. Nesse mesmo menu, é possível encontrar um cartão que nos dá acesso ao Spotify Wrapped bem visível no meio do ecrã.

Se este cartão não aparecer, é sinal de que a aplicação poderá ter de ser atualizada através da App Store ou da Play Store.

As novidades da edição de 2021

Mais uma vez, o Spotify Wrapped assume uma forma muito semelhante às Instagram Stories, facilitando a sua utilização. Para além de alguns dados já acima referidos, há algumas surpresas para este ano que tornam a experiência refrescante.

Alguns dos destaques do Spotify Wrapped 2021 vão para a aura musical que, conforme o nome indica, define a aura do ouvinte de acordo com os temas mais ouvidos ao longo do ano. Por outro lado, e logo a abrir o Wrapped, somos confrontados com três dos nossos temas mais ouvidos e que se enquadrariam num filme em que nós seriamos, segundo o Spotify, a personagem principal.

Assim, ao abrir o Spotify Wrapped 2021, o utilizador vai encontrar, por esta ordem:

A banda do sonora de 2021 em filme: três dos temas mais ouvidos pelo utilizador;

Tempo de reprodução: número de minutos a ouvir música através do Spotify em 2021;

Top 5 músicas mais ouvidas em 2021;

Top 100 músicas mais ouvidas em 2021: Playlist gerada automaticamente pela aplicação;

Aura musical;

Top 5 géneros musicais mais ouvidos em 2021;

Mini-jogo " duas verdades e uma mentira": o utilizador é desafiado a escolher, entre três afirmações aquela que é mentira sobre a música que ouviu em 2021;

Total de artistas ouvidos;

Artista mais ouvido em 2021;

Top 5 artistas mais ouvidos em 2021;

Partilhar com os amigos faz parte do Wrapped 2021

Apesar de esta ser uma compilação feita para cada utilizador, um dos pontos mais apelativos é comparar com os amigos as respetivas listas. Nesta comparação, não há vencedores, apenas a partilha de experiências, pelo que o Spotify facilita a partilha dos vários cartões através das redes sociais, com especial foco no Instagram.

Ainda sem sair da aplicação, o Spotify permite também criar uma playlist "Fusão" com um amigo, onde é gerada automaticamente uma playlist com o flashback de 2021 das músicas mais ouvidas por ambos.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.