Reviews

Review AirPods 3: Quase Pro

Fica a conhecer o que pensamos dos novos AirPods 3

André Fonseca
16 de Dez de 2021
4 minutos de leitura

Índice

Não há duvidas de que os AirPods são os auriculares sem fios mais populares do mercado. Estão por todo o lado! Mas será possível entregar algo ainda mais perfeito que as duas gerações anteriores? Algo que venha quase a "obrigar" os utilizadores de versões anteriores a fazerem upgrade?

Foi essa a premissa que me levou a escrever esta review. Num mercado cada vez mais competitivo, terá a Apple ainda trunfos na manga para se manter na crista da onda? Será que os AirPods ainda continuam a ser os melhores auriculares sem fio do mercado, com uma onda concorrente cada vez maior? E o aumento de preço, justifica-se?

O Updated tem estado a testar a nova geração de AirPods nas últimas semanas, e hoje lançamos a nossa review com tudo aquilo que precisas de saber sobre os novos "queridinhos" da Apple. Esperamos responder a todas as tuas dúvidas com este texto!

Novo design - quase Pro

Comecemos pelo design. Os novos AirPods mantêm a cor branca que já lhes é característica, sem qualquer outra opção de cor disponível, porém apresentam-se mais compactos que os AirPods 2 ou a primeira geração.

Olhando para eles, parecem muito com os AirPods Pro, com as hastes encurtadas só que sem as pontas de borrachas colocadas. Apesar de serem muito parecidos, falta o suporta aos melhores recursos da linha mais avançada, como o Cancelamento Ativo de Ruído ou o modo Transparência.

Este novo design torna-os nos AirPods mais confortáveis até agora lançados, de tão leves que são. Supostamente, este novo design torna também o seu encaixe melhor em mais tipos de ouvidos, algo que alvo de bastantes queixas nas versões antecessoras. Aliás, eu fui um dos que se queixou, e nem mesmo nesta nova versão dos AirPods notei melhorias, em que tenho até a impressão de que o encaixe piorou ligeiramente face aos AirPods anteriores.

O formato deles é ligeiramente mais arredondado na entrada do ouvido, o que faz com que o encaixe no meu ouvido tenha piorado. Algo, contudo, que não deixa de ser subjetivo e difícil de avaliar para todos os consumidores, dependendo do formato do ouvido de cada um.

Se o encaixe dos AirPods 1 ou 2 era perfeito para ti, os novos não deverão deixar de ser. Se já não encaixavam bem, tenta experimentar na loja antes de comprar para teres uma noção do encaixe.

Mais novidades — áudio espacial, carregamento MagSafe, mais autonomia e melhor resistência à água

O áudio espacial chegou à versão base dos AirPods! Finalmente este recurso Pro fica disponível no mais popular modelo de AirPods, recurso este que estava limitado aos modelos Pro e Max. O áudio espacial é basicamente o suporte a áudio tridimensional que a Apple suporta nativamente, tanto no Apple TV+, como no Apple Music. Já algumas outras aplicações de terceiros fazem uso desta tecnologia no ecossistema, como o Netflix ou o YouTube.

Outra novidade desta nova geração de AirPods é o carregamento MagSafe, um bocado inútil na minha opinião. Útil seria se pudéssemos acoplar os AirPods à traseira do iPhone para os recarregar, coisa que não é possível, pelo menos para já... Uma boa novidade é que agora não tens que pagar mais de 200€ para ter um modelo de AirPods base com estojo de carregamento wireless.

A nível da autonomia temos também melhorias a registar. A Apple diz que os AirPods 3 podem atingir até seis horas de reprodução contínua, num total de 30 horas contando as recargas do estojo. Nos meus testes não fugiu muito destes números, o que se revela de facto superior ao modelo anterior (AirPods 2).

Áudio — melhorado ao nível Pro?

Relativamente ao áudio, a parte que realmente importa num produto desta mesma categoria de acessórios e preço, eles têm a mesma separação clara entre low e high-end dos AirPods Pro, o que pessoalmente me agrada. A qualidade de áudio aproxima-se bastante dos AirPods Pro, e foi por aqui que eles mais me surpreenderam. Na verdade, notei uma melhoria significativa face aos AirPods 2, que tinham uma qualidade muito semelhante aos EarPods (os fones com fio da Apple — que custam nem metade do que os AirPods custavam quando foram lançados).

Os microfones são também extraordinários nestes AirPods 3, onde não te vão deixar ficar mal em qualquer chamada telefónica ou vídeochamada. Aliás, são muito bons a reduzir o ruído exterior caso os costumes usar na rua (por exemplo, num dia ventoso ou onde o barulho do trânsito seja intenso).

Veredito final — Vale a pena o upgrade?

A Apple criou de facto uns auriculares maravilhosos. É certo que esta terceira geração aproxima-se demasiado da oferta Pro, sendo que digo demasiado porque vem confundir os clientes, quanto mais não seja pela aparência semelhante. Ultrapassada essa confusão, os novos AirPods tornam-se muito apelativos para quem está trancado no ecossistema da marca.

Com todas as melhorias acima mencionadas, o preço, mesmo que mais alto que as versões antecessoras, faz valer a pena o upgrade ou até mesmo a sua compra pela primeira vez, quanto mais não seja pelo suporte ao áudio espacial. Uma funcionalidade que, até agora, estava somente disponível a partir da fasquia dos 279€ dos AirPods Pro.

Não quero com isto dizer que acho os AirPods 3 baratos, de forma alguma, até porque consegues obter já alguns fones sem fio com ANC de boas marcas a preços mais em conta.

Por isso, se és um utilizador Apple, de iPhone, Apple Watch, iPad, e Mac, os novos AirPods são uma escolha fácil.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.