Reviews

Review: Samsung Galaxy SmartTag

Será que a SmartTag da Samsung realmente ajuda a encontrar objetos perdidos? Descobre tudo nesta review.

Diogo Simões
27 de Ago de 2021
5 minutos de leitura

Índice

Apresentada em janeiro ao lado da linha S21, as Galaxy SmartTag e SmartTag+ passaram, para muitos, despercebidas. Agora, meses depois e de raramente as encontrar à venda nas principais lojas físicas, trago-vos a review da SmartTag e daquilo que promete oferecer ao utilizador. Consegue cumprir o seu propósito e justificar o preço de 29,90€?

O que é a SmartTag?

Como já explicado num nosso artigo no início do ano, as SmartTags, da Samsung, têm como propósito ajudar a encontrar o que perdemos. Quer sejam chaves do carro, da casa, malas, mochilas, carteiras ou até animais, a oferta da Samsung funciona, quer offline (só em dispositivos Galaxy) ao recorrer a dispositivos Galaxy próximos e que, nos últimos minutos se conectaram à internet ou que tenham comunicado por Bluetooth, como online e por meio da ligação à internet do nosso telemóvel Samsung.

Tile vs. Samsung SmartTag e Apple AirTag - qual o localizador a comprar?
Os dispositivos de localização que funcionam por Bluetooth ajudam-nos a encontrar objetos perdidos, tais como chaves ou mochilas entre outros itens. Já estamos habituados a eles, mas o mercado deste tipo de aparelhos está cada vez mais competitivo. Os AirTags da gigante Apple são o mais recente lanç…

No pequeno corpo em formato de quadrado está ainda presente um botão que, para além de o podermos ativar para encontrar o nosso telemóvel ao fazer reproduzir um som estridente, de comandarmos produtos IoT da nossa casa. Será que este botão apresenta utilidade?

O Design

Com um desenho familiar e confortável, o pequeno quadrado onde toda a tecnologia se esconde é leve, confortável ao toque, e tem a grande vantagem de estar pronto a utilizar. Isto é: ao contrário da oferta da Apple, em que é necessário comprar um acessório para acoplar a AirTag e a colocar num porta-chaves, por exemplo, o produto da Samsung oferece logo um orifício. Apesar de prático, torna-se necessário perícia para colocar corretamente, e sem arranhar, o acabamento de plástico na argola do porta-chaves (onde coloquei a minha).

Claro que, eu sendo eu (e, acredito, uma representação de muitos utilizadores), arranhei logo o plástico na primeira tentativa de meter a Tag no porta-chaves. Apesar dos acessórios prometidos pela Samsung (e que ainda não chegaram), o facto deste orifício ser de plástico acaba por potenciar a facilidade dos danos. Penso que, em futuras versões, seria interessante o forro a silicone ou, pelo menos, uma construção que combine o alumínio para uma maior resistência.

A vantagem desta construção, para além do preço, está na sua resistência à água, tendo uma classificação IP68. A alimentar o seu corpo está uma bateria (pilha) CR2032 1ea que promete meses de uso.

Como tudo realmente funciona?

A integração e interação deste produto no ecossistema Samsung acontece pela aplicação, e seu framework: SmartTings Find. Esta aplicação robusta — e alvo de diversas melhorias pela Samsung nos últimos dois anos — combina diferentes funcionalidades apresentadas de forma direta, explícita e ilustrativa. Aceder à mesma pode ser ainda facilitado ao usarmos o painel de acesso rápido no nosso dispositivo.

Tendo experimentado a Tag num ambiente Wi-Fi e com rede 4G, posso indicar que a mesma tem um bom funcionamento e, no geral, promete com o seu propósito. Em primeiro lugar comecei por colocar a Tag nas chaves do carro e deixá-las em casa enquanto fui para o exterior e para um raio superior a 10 metros. Como a mesma funciona via Bluetooth, a aplicação começou por indicar estar fora de alcance. Contudo, pela pré-visualização do mapa, esta indicava-me a sua última localização e com base num dispositivo Galaxy perto.

Após isto, experimentei ativar a opção "Procurar próximo", que faz um scan contínuo dos dispositivos próximos durante 5 minutos. Após selecionar a opção e começar a aproximar-me do raio do alcance da Tag, o gráfico transformou-se em verde ao me ser apresentada a mensagem "A sua tag foi detectada". Isto permite logo enviar um sinal sonoro para que a mesma toque. Pela experiência, o volume foi audível, sendo ainda possível de alterar a sua intensidade.

A experiência assemelha-se muito ao mítico jogo "Quente e Frio", onde o som ajuda a detetar a SamartTag e, consequentemente, o objeto pretendido. Algo que também experimentei fazer foi ativar o botão da SmartTag para encontrar o telemóvel, onde este começa também a tocar por forma a encontrá-lo.

Como a mesma funciona, na sua maioria, por Bluetooth, a ligação Wi-Fi ou a dados móveis torna-se dispensável na maior parte dos casos, o que torna esta oferta válida.

Qual o veredito?

Apesar de o português nem sempre parecer o mais correto na aplicação, a Tag entrega o que promete dar ao utilizador: uma forma fácil de encontrar objetos perdidos. Contudo, tenho de ressalvar que, pelo valor pedido de 29,90€, o consumidor ganha ao adquirir o modelo Plus.

O que é o modelo Plus?

Fonte: Samsung

Ainda não disponível em Portugal, a SmartTag+ , por utilizar a tecnologia de Ultra Wide Band (UWD) introduzida no Galaxy Note 20 Ultra e presente no Galaxy Z Fold 2 e S21 Ultra, permite encontrar os nossos produtos perdidos recorrendo à realidade aumentada. Esta funcionalidade torna-se mestre na hora de encontrar a localização precisa dos nossos objetos. Se aliarmos esta possibilidade à presença de Bluetooth e do som, temos realmente uma ferramenta poderosa nas nossas mãos.

A SmartTag+ já aparece na loja online da Worten. Contudo, continua como indisponível.

Obviamente que isto não quer dizer que o modelo padrão é mau, longe disso. A utilização do som aliado a um alcance de 10 metros do Bluetooth continua a possibilitar encontrar os nossos dispositivos. Mesmo que não seja de uma forma tão robusta, a SmartTag conseguiu ajudar-me e a ter confiança em certos objetos de valor.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.