Dicas

Sabe tudo sobre o novo certificado digital de vacinação

Já podes viajar livremente dentro da União Europeia. Só precisas de apresentar o certificado digital de vacinação.

Patrícia Neves
15 de Ago de 2021
2 minutos de leitura

Índice

Desde o dia 1 de julho que as viagens entre países da União Europeia requerem a apresentação de mais um documento para além do cartão de cidadão. Trata-se do Certificado Digital COVID da UE. Neste artigo explicamos-te tudo sobre o novo certificado digital de vacinação.

O que é o Certificado Digital COVID da UE?

O nome “oficial” é este, mas também é conhecido, simplesmente por “certificado digital” ou “certificado digital de vacinação”. Provavelmente já os ouviste a todos. De que se trata afinal? O Certificado Digital COVID da UE é um documento digital (ou físico, se o imprimires) que comprova que:

  • a pessoa foi vacinada contra a COVID-19, ou
  • recebeu um resultado negativo num teste, ou
  • recuperou da doença.

Este certificado permite circular livremente na União Europeia, evitando que as pessoas tenham que fazer, por exemplo, quarentena, à chegada de um destes países. Mas atenção: isto é válido apenas dentro dos países da União Europeia, ou seja, se viajares para outro país, convém consultares as normas específicas dessa região. Além disso, é importante frizar que as regras relacionadas com a pandemia da COVID-19 estão constantemente a mudar, portanto, é importante que te mantenhas atualizado para não teres surpresas desagradáveis.

Como se obtém?

Em Portugal, o certificado digital pode ser obtido através do portal do SNS 24 ou da aplicação móvel  SNS 24 (Google Play ou App Store). Para isso basta selecionar o tipo de certificado que se pretende, e inserir a data de nascimento e o número de utente. Após estes passos, recebes um código no telemóvel e no e-mail que deverás introduzir na plataforma como confirmação e para obteres o certificado.

Caso não exista um número de telemóvel associado, tem que se atualizar os contactos na área pessoal do SNS 24.

O certificado pode ser impresso ou então ficar apenas  guardado de forma digital no telemóvel. É totalmente gratuito, mas em relação à vacinação, cuidado, que só é válido 14 dias após a vacinação completa (uma ou duas doses consoante o fabricante). Podes consultar todas as regras aqui.

Se é só uma declaração, não há risco de falsificação?

Não, porque todos os certificados possuem um QR Code único. É uma espécie de assinatura digital, precisamente para prevenir falsificações. As autoridades de saúde possuem um leitor (app para: Android | iOS) para fiscalizar a autenticidade dos documentos e é através deste código que o fazem.

O certificado digital tem validade?

Sim, e essa informação vai passar a constar nos certificados. O certificado caduca 180 dias depois da data da última dose da vacina. Depois disso, será preciso renová-lo. Para o renovar basta pedir um novo, seguindo os passos acima.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.