Curiosidades

Sabias que há uma rocha lunar na Sala Oval da Casa Branca?

Um dos poucos exemplares de uma rocha lunar está agora exposto na Sala Oval da atual residência oficial de Joe Biden.

Nuno Rocha
1 de Fev de 2021
2 minutos de leitura

Como todos sabemos, a Sala Oval da Casa Branca em Washington, D.C. é conhecida, entre outras coisas, como sendo o escritório oficial do presidente dos Estados Unidos.

Sabe-se agora que a presidência de Joe Biden solicitou à NASA um exemplar de uma rocha lunar para expor numa prateleira na Sala Oval.

Segundo o Washington Post, a rocha tem o propósito de "lembrar os americanos da ambição das gerações anteriores".

Já no tempo da administração de Bill Clinton existiu um exemplar de uma rocha lunar na Sala Oval, que o próprio admitiu ter ajudado a resolver disputas entre líderes mundiais. Para além disso, Clinton referiu ser um ótimo desbloqueador de conversa.

Como referi acima, a rocha faz parte do espólio da NASA e foi recolhida na missão Apollo 17 em 1972, conforme se pode ler na inscrição que acompanha o exemplar.

Amostra de um dos exemplares em posse da NASA
"O astronauta Ronald Evans e os moonwalkers Harrison Schmitt e Eugene Cernan da Apollo 17, os últimos humanos a pisar a lua, lascaram esta amostra de uma grande pedra na base do Maciço Norte, no vale Taurus-Littrow a 3km do Módulo Lunar. Este pedaço da Lua de 332 gramas, recolhido em 1972, é um exemplar com 3,9 mil milhões de anos formado no momento do último grande impacto na superfície lunar, na cratera Imbrium, que tem 1145 km de diâmetro. A amostra tem superfícies irregulares com pequenas crateras criadas por impactos de micrometeoritos que atingiram a rocha durante milhões de anos. As partes planas foram criadas no Laboratório de Curadoria Lunar, quando partes foram cortadas para investigação científica. Esta investigação contínua é importante para continuarmos a aprender acerca do nosso planeta e da Lua, preparando futuras missões à órbita lunar e mais além."

Há poucas amostras deste tipo em todo o mundo, por isso, em tom de piada, podemos afirmar que Joe Biden é um homem com bons contactos na NASA.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.