Tecnologia

Samsung Galaxy S21 FE: tudo o que precisas de saber

O Samsung Galaxy S21 FE poderá ser o próximo smartphone da Samsung com melhor relação qualidade/preço.

Eduardo Silva
12 de Out de 2021
4 minutos de leitura

Índice

Em 2021 a Samsung lançou a linha Samsung Galaxy S21, constituída pelo smartphone que dá nome à linha, acompanhado pelo Galaxy S21+ e pelo Galaxy S21 Ultra. Este trio de smartphones poderá ser acompanhado por uma nova versão a apresentar nos próximos meses, com os rumores a intensificarem-se nas últimas semanas.

Falamos, como é óbvio, o Samsung Galaxy S21 FE, o terminal que sucederá ao Galaxy S20 FE e poderá ser, de facto, um dos terminais mais apetecíveis do mercado, se a mantiver a mesma receita do seu antecessor. Isto é, com a Fan Edition de 2021, espera-se que a Samsung mantenha o mesmo processador que os restantes modelos S21, bem como sensores fotográficos, ecrã e autonomia semelhantes, fazendo apenas alguns cortes em alguns pontos essenciais para baixar o preço.

E este preço será o ponto que mais vai chegar à atenção dos fãs, especialmente considerando que este modelo continuará a dar aos utilizadores a experiência essencial da linha Galaxy S21. Assim, vamos listar, de seguida, todas informações conhecidas até ao momento sobre o Samsung Galaxy S21 FE.

Design e ecrã

Sem grandes surpresas, o Samsung Galaxy S21 FE deverá seguir os mesmos traços do design dos restantes modelos da linha. Os pontos em comum são, principalmente, o módulo de câmaras, que serve de extensão da estrutura em alumínio e que aloja três sensores fotográficos.

Neste capítulo, as fugas de informação e imagens partilhadas têm sido bastante consistentes, restando poucas dúvidas de qual o design do novo Samsung. Certo é que, em termos de dimensões, este Fan Edition será ligeiramente mais largo e mais alto do que o Galaxy S21, deixando para este último o papel de versão mais compacta da gama.

À frente continua também a tendência da marca sul-coreana em utilizar a câmara frontal no centro-topo. Esta característica, com um recorte em estilo punch-hole, permite ao Samsung Galaxy S21 FE manter um aspeto moderno com o seu ecrã plano e que se estende de margem a margem.

E por falar em ecrã, os mais recentes rumores têm pormenorizado as suas características, acreditando-se que o novo Galaxy S21 FE chegará com um painel Super AMOLED de 6.4 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2340) e taxa de atualização de 120Hz. Este ecrã vem esconder também o leitor de impressões digitais, localizado na parte central inferior.

Desempenho e autonomia

O desempenho é um dos pontos atrativos deste smartphone, já que é uma das características inalteradas face às restantes opções da marca. As mais recentes fugas de informação têm apontado para o Snapdragon 888 como o processador escolhido para integrar o sistema do Galaxy S21 FE, havendo inclusive testes na plataforma Geekbench que comprovam essa informação.

Por outro lado, fica ainda aberta a porta ao Exynos 2100, processador da Samsung que equipa os seus topo de gama em 2021 na grande parte dos mercados, não se excluindo a hipótese de haver a mesma separação de modelos que já encontramos nos restantes S21. Isto é, enquanto a maioria dos mercados internacionais (nos quais Portugal está incluído), o Exynos 2100 é o processador escolhido pela Samsung, noutros países como a China, Coreia do Sul ou EUA, será utilizado o Qualcomm Snapdragon 888.

Quanto a versões de memória e armazenamento, foram já avistadas versões com 6 e 8GB de RAM, sendo que se espera que seja possível configurar o Samsung Galaxy S21 FE com 128 ou 256 GB de armazenamento.

A bateria deverá manter os mesmos 4,500 mAh de capacidade que já encontramos no Galaxy S20 FE, sendo que a grande novidade poderá mesmo ser a potência de carregamento. Enquanto a grande parte dos novos smartphones Samsung estão limitados aos 25W no seu sistema de carregamento rápido, o Galaxy S21 FE poderá ser o próximo modelo da marca a "elevar a parada" para os 45W, algo que não vemos desde o Galaxy Note10+.

Câmaras

Voltando à "ilha" de câmaras que encontramos na traseira do Galaxy S21 FE, as surpresas não serão muitas. Teremos um sensor principal de 12 MP a ser acompanhado por uma grande-angular de 12 MP e uma câmara telefoto de 8MP, com zoom ótico 3x.

Este trio de sensores acaba por estar inalterado face ao Galaxy S20 FE e será também um dos pontos onde se nota o corte face aos restantes Galaxy S21, já que a câmara telefoto de 8MP é bem inferior à câmara de 64MP que oferece um maior detalhe na imagem capturada.

Na frente a história será a mesma, com o sensor de 32MP a fazer uma nova aparição e a garantir que o Galaxy S21 FE pode gravar vídeo em 4K com a sua câmara frontal.

Preço e lançamento

A parte mais duvidosa quanto à chegada do Samsung Galaxy S21 FE será o seu lançamento. Vitima da crise dos semicondutores, este foi um dos modelos cuja Samsung esteve prestes a riscar. No entanto, o seu lançamento poderá na verdade vir a acontecer, ainda que bem mais tarde do que inicialmente esperado.

Se o Galaxy S20 FE chegou ao mercado em outubro de 2020, o mesmo se esperava para o Galaxy S21 FE. No entanto, ainda sem qualquer informação sobre uma possível data de apresentação oficial, não são poucas as fontes que garantem que a Samsung terá adiado o lançamento deste modelo para janeiro de 2022.

O preço é também uma incógnita, mas será quase certo que, tal como o seu antecessor, se situe numa janela entre os 600 e os 700 euros no mercado europeu.

Apesar de todas as informações às quais o Updated teve acesso parecerem fidedignas, alertamos o leitor de que apenas poderão ser confirmados os detalhes do Galaxy S21 FE aquando o seu lançamento e através das informações oficiais disponibilizadas pela Samsung.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.