Tecnologia

Sony Apresenta o Xperia Pro-I. O substituto de uma DSLR?

Apesar de praticamente inacessível para muitos mercados e carteiras, esta nova oferta da Sony traz avanços significativos para o mercado da fotografia mobile

Diogo Simões
26 de Out de 2021
4 minutos de leitura

Índice

A vertente Mobile da Sony está longe de ser recordada no nosso país. Tendo praticamente abandonado o mercado após a introdução do Xperia 1, em 2019, a empresa tem, como dito nas suas apresentações: “apostado no mercado de interesse". Todavia, sendo uma marca que, na minha ótica, faz os seus produtos, não só para nichos específicos, como para demonstrar as capacidades de diversos setores seus, falar nela torna-se importante. Afinal de contas, sendo a que detêm mais de 50% do mercado de sensores de imagem para smartphones, com clientes como a Apple, os avanços fotográficos que faz tornam-se presságios do que poderá maturar. Quer sozinha, quer em conjunto com outras empresas.

O que apresentou hoje a Sony?

Foi hoje, com um evento quase que surpresa da comunidade pela escassez de fugas de informação, que a empresa apresentou uma atualização à sua variante verdadeiramente Pro: o Xperia Pro-I. Sendo uma nova linha focada inteiramente na fotografia, daí o I, de Imagem, está claramente vocacionado para os criadores de conteúdo.

Sensor de uma polegada com lente variável

Contando com o tradicional ecrã OLED 4K, a 120Hz, este Xperia Pro-I faz jus ao seu nome ao oferecer funcionalidades verdadeiramente pensadas para os amantes de fotografia e videografia. Com o primeiro sensor da empresa de uma polegada e com lente variável (semelhante à ideia antiga, abandonada e mal aproveitada da Samsung), esta configuração promete uma maior captação de luz e modos de desfoco mais naturais e profissionais. Na verdade, o sensor de uma polegada veio diretamente a câmara RX100 VII.

Assim, deste sensor que, na verdade, tem 20MP, a Sony usa somente 12MP para conseguir 93% do sensor com auto-focus impressionantes. Algo que ajuda também no seguimento de objetos e os olhos de humanos e animais. Este sensor de 24 mm consegue ainda variar o seu foco a f/2.0 e f/4.4. Algo que permite retratos sem a necessidade de dependência de software.

As outras lentes não foram esquecidas, com câmaras com largos píxeis para uma performance sem igual em ambientes com pouca luz, bem como para modos portrait naturais e ao nível de uma DSRL. A alimentar isto, está um processador de imagem dedicado, o BIONZ X, e que se encontra na Sony Alpha A9 para desporto. A banhar as lentes temos o conhecimento da ZEISS e que permitem fotografias mais nítidas e sem o habitual efeito de glare quando se está diretamente contra a luz.

E no vídeo?

A Sony indica que este é o primeiro smartphone que consegue gravar vídeos a 4K a 120 FPS e preservar todos os frames ao invés de os comprimir como outros smartphones.

Ainda na vertente do vídeo, a Sony desenvolveu uma nova aplicação: a Viodegraphy Pro, que se junta à Cinema Pro e Photo Pro. Uma aplicação que visa dar aos criadores de conteúdo uma forma facilitada de controlar os seus vídeos com todo o detalhe possível. Foi ainda colocado um microfone mono junto das câmaras para ajudar a isolar melhor a voz (aliado ainda a um filtro de vento).

A ajudar está ainda um conjunto de acessórios que o tornam num tentador substituto a uma DSRL, com a possibilidade de acoplar um microfone externo e um monitor!

O que mais temos neste cameraphone?

Para além do já mencionado ecrã OLED 4K a 120HZ e que permite um imput de 240Hz para jogos e todo um modo dedicado a ele com diversas camadas de personalização, temos a presença do Android 11 movido pelo Snapdragon 888, 5G e uma bateria a 4500mAh carregada a 30W. A resistência não foi esquecida, sendo IP68 para água e poeiras e com Corning Gorilla Glass Victus na frente e o Gorilla Glass 6 atrás.

Não tão "parruda" como as câmaras traseiras, a câmara frontal é de 8 MP com uma abertura de f/2.0 com 78º. A vertente de áudio não foi igualmente esquecida, com a presença de Dolby Atmos, Sony 360º e jack de 3,5mm e suporte para cartões de memória até 1TB.

Este equipamento, que conta com a assinatura típica da Sony de ter um botão dedicado para capturar fotografias ou vídeo e o regresso de uma ranhura para um fio de pulso, estará disponível em mercados selecionados por 1799,99 dólares.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.