Tecnologia

Surface Pro 8, Go 3, Surface Duo 2 e Surface Laptop Studio apresentados

Fica a conhecer as novidades que a Microsoft apresentou

Diogo Simões
22 de Set de 2021
5 minutos de leitura

Índice

Foi na tarde de hoje que, via conferência virtual, a Microsoft revelou a sua gama de oito novos produtos para a metade do ano. Com atualizações de hardware há muito esperadas, irei agora dar-vos a conhecer o que foi apresentado num dos eventos mais esperados do ano.

Windows 11

A conferência começou com um agradecimento de Phanos Pany às equipas de desenvolvimento do Windows 11, desde os programadores, àqueles que o testam. Isto, claro, na apresentação de hoje, fica aliado à forma como o hardware casa com este desenvolvimento feito em casa.

Surface Pro 8

O primeiro produto apresentado foi o Surface Pro 8, desenhado para o Windows 11 e prometendo tudo o que conhecemos da linha: uma nova Surface Slim Pen 2 (guardada no teclado), duas portas thunderbold 4, uma maior autonomia de bateria e, claro, a promessa de ser dos Surface mais rápidos de sempre.

Com a flexibilidade de um tablet e um portátil, o novo design construído tendo um processador de 11ª geração Intel no seu coração (i5 ou i7), promete gráficos 75% mais potentes sendo 40% mais rápido que o Surface 7 e com uma duração de bateria de 16h. A câmara frontal de 10MP passou a estar no centro do equipamento, aliado à experiência de Dolby Atmos para uma experiência imersiva que se alia ao Dolby Visions num ecrã de 13 polegadas a 120Hz.

O processador no novo Surface Pro 8 permite uma melhor experiência de escrita com a Surface Slim Pen 2 ao incluir um pequeno motor que alia a vibração ao gosto em escrever. A Microsoft promete uma latência de zero na experiência de escrita.

Em Portugal, e segundo o site da Microsoft, o lançamento irá acontecer no início de 2022 sendo que, nos EUA, o seu preço começa nos $1099.99. Já a nova caneta sairá no mesmo período e com um preço a começar nos $129.99 nos EUA.

Surface Go 3

Este novo 2-1 é alimentado pela 10ª geração do processador da Intel i3, sendo 60% mais rápido que o modelo passado e com câmaras com gravação a 1080p.  Este equipamento começa nos $399.99 nos EUA e ficará disponível nos próximos meses na sua versão 4G.

Aliado a este momento da apresentação, foi também revelado um rato ergonómico e compacto feito com 20% de plástico recolhido dos oceanos. O produto tem um custo de $24.99.

Surface Adaptative Kit

Com o objetivo e a acessibilidade em mente, e com a ajuda de diversos profissionais, a Microsoft reforçou a aposta no seu Adaptative Kit. Este Kit tem autocolantes que o utilizador poderá colar no seu teclado por forma a ajudar a navegar no dispositivo Surface. Estes autocolantes são também possíveis de serem colados no cabo de carregamento e em cada porta por forma a ajudar na acessibilidade daqueles que mais precisam.

Este Kit ficará disponível no final do ano.

Surface Duo 2

Com um mecanismo revolucionário — segundo a empresa —, e um conjunto de três lentes e o Snapdragon 888, o dispositivo promete um multitasking incrível e possível graças aos serviços Microsoft 365 e a possibilidade de usar os dois ecrãs de 8,3 polegadas de 90Hz de forma independente ou complementar. Também jogar ficou extremamente mais imersivo com um novo gamepad num dos ecrãs e que aproxima a experiência do utilizador.

Na verdade, e neste que é o equipamento 5G mais fino de sempre, a empresa colaborou com a GameLoft para trazer jogos completamente otimizados para estes dois ecrãs. Exemplos são o Ashphalt, Modern Combat e Dungeon Keeper

As câmaras foram deveras melhoradas, oferecendo agora um sensor ultra-wide, wide e telephoto. Os sensores principais contam ainda com estabilização ótica de imagem. A suster tudo isto? Um software aprimorado e que permite usar os dois ecrãs para, quer fotografar e pré-visualizar de forma instantânea, como ajudar na hora de editar as imagens e de as enviar para os nossos grupos de amigos.

O dispositivo permite ainda, quando o equipamento está fechado, mostrar notificações ou o estado da bateria sem a necessidade de abrir o equipamento. Tudo no novo mecanismo que estrutura o equipamento e que aproveita o espaço por este deixado.

À semelhança do que acontece em exclusivo com dispositivos Samsung, este novo Duo 2 permite aceder ao complemento "O Seu Telemóvel" no Windows por forma a conseguirmos controlar o nosso telemóvel e gerir notificações e aplicações num ecrã maior.

Infelizmente, e pelas informações existentes, este equipamento não irá chegar a Portugal. Contudo, o seu preço começa nos $1499.99.

Surface Laptop Studio

O Surface mais poderoso chegou no final do evento. Com uma placa gráfica da NVIDEA RTX 3050Ti e o 11º geração de processamento da Intel (i5 ou i7), o novo Surface Laptop Studio chegou com um design que combina o do conhecido Surface Studio e Surface Book. Com um ecrã de 14,4 polegadas a 120Hz e Dolby Vision e a compatibilidade com a nova Surface Slim Pen 2, este aloja ainda uma câmara fotográfica alimentada por AI para se obter os melhores resultados possíveis.

Este sucessor do Surface Book permite três estados diferentes: o laptop, stage e studio, o que permite, quer trabalhar, navegar, quer jogar de forma intensa e de forma confortável.  É ainda compatível com o Surface Dial se bem que fora do ecrã.

Em Portugal, e segundo o site da Microsoft, o lançamento irá acontecer no início de 2022 sendo que, nos EUA, o seu preço começa nos $1599.99.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.