Tecnologia

Todas as novidades da OneUI 4

Descobre as novidades da Beta 1 da OneUI 4, baseada no Android 12

Diogo Simões
24 de Set de 2021
7 minutos de leitura

Índice

Anunciada na semana passada, a primeira versão beta baseada no Android 12 da interface da Samsung, a OneUI, chegou para regalia dos utilizadores. E, apesar de não serem, para já, evidentes as alterações de personalização inseridas pela Google com o Material You, são ainda diversas as novidades que a Samsung trouxe nesta versão beta.

Tendo sido desconstruída ao longo destes dias, apresentamos agora as diversas alterações introduzidas pela fabricante sul-coreana.

Ecrã de Bloqueio e Ecrã Inicial

Os widgets no painel inicial foram redesenhados, dando ao utilizador mais informação e dando mais estilo ao ecrã inicial. Já o ecrã de bloqueio ganhou a possibilidade de se alterar diretamente neste o output do áudio para um novo dispositivo, bem como de aceder aos controlos do áudio. Foi adicionado um novo widget para a gravação de voz mais rápida e um novo widget de calendário para planearmos o nosso dia sem desbloquear o telemóvel.

Painel de Definições Rápidas & Notificações

Sem alterações drásticas, o painel ganhou um desfoque mais forte quando comparado com a OneUI 3.X. A barra de brilhos ficou maior, tal e qual como na versão stock do Android 12. O mesmo para o agrupamento de notificações, com um aspeto mais polido, arredondado e limpo.

Fonte: All About Samsung

Na verdade, a Samsung retrocedeu no que toca à organização das notificações antes do Android 11. Agora não existem mais as notificações silenciadas e o controlo de média aparece agora com mais informação e opções.

Fonte: All About Samsung

Modo Escuro

Este modo ganhou alguns tweeks, em que agora, após ativado, escurece os wallpapers, ícones e ilustrações para uma melhor consistência e conforto dos olhos.

Uma grande melhoria (e já presente em algumas fabricantes), é a possibilidade de organizar a lista de aplicações que aparecem quando queremos partilhar algo. A propósito disto, quando queremos partilhar uma imagem, o telemóvel deteta problemas de foco ou de qualidade e dá sugestões para corrigir a fotografia antes de a partilhar.

Multitasking

Fonte: HowToMen

Melhorias nesta categoria são sempre  bem-vindas, em especial quando os equipamentos ganham cada vez mais memória RAM. Assim, torna-se possível nesta versão 4 da OneUI de reajustar a janela de multimédia (picture-in-picture) com os dois dedos e fazer um pin mais fácil de uma janela que queiramos que esteja em pop-up. Também o painel edge foi redesenhado, estando removido o efeito de desfoque de fundo para podermos ver a janela em que estamos enquanto usamos estas definições rápidas.

Fonte: HowToMen

Definições & Manutenção do Dispositivo

Fonte: All About Samsung

Com poucas alterações no menu das definições e mais, a Samsung dedicou-se a melhorar o painel de bem-estar digital e, a maior alteração de todas: a no menu de manutenção do dispositivo.

Fonte: All About Samsung

O utilizador tem agora a possibilidade de perceber desde cedo o estado do seu equipamento por meio de um emoji. É ainda possível, nesta página, aceder aos diagnósticos da app Samsung Members para perceber se há algum problema no nosso equipamento.

Relativamente à Saúde Digital foi adicionada um monitor de condução, por forma a saber quanto tempo se usou o telemóvel enquanto se conduzia e que aplicação. Algo já presente em alguns equipamentos da marca.

Foi ainda adicionado uma nova categoria nas definições chamada "Segurança e Emergência" para os contactos de referência.

Always on Display & Mudanças na Câmara

Apesar de poucas mudanças, a OneUI 4 trouxe novos relógios ao Always on Display, bem como stickers e a possibilidade de só se ativar o AoD ao receber-se uma notificação (o que ajuda na poupança de bateria).

Fonte: HowToMen

A interface da câmara ganhou alguma simplicidade, algo que os utilizadores pediam há muito. Não tendo recebido novas funcionalidades, a atualização passa por uma mudança na forma como o zoom é mostrado ao utilizador (agora por números), e agora o otimizador de cenas só aparece se for detetado ser de noite (ativando este modo).

Fonte: HowToMen

Quando se fotografa documentos torna-se agora possível de fazer zoom para o cortar da forma adequada e, quando se aponta a câmara para um código QR, temos à disposição mais opções, incluindo a opção de copiar a ligação (algo útil se pretendemos partilhar com outra pessoa).

Fonte: HowToMen

Outra alteração prende-se no modo de gravação quando estamos no modo de fotografia. Agora, na OneUI 4, ao pressionar o botão de disparo continuamente, este começa logo a gravar vídeo, ao invés que na OneUI 3.X, tal só acontecia após o utilizador pressionar continuamente. Já no modo gravação, se o utilizador pressionar de imediato o botão de gravação, o smartphone começa de imediato a gravar. Já o modo Disparo Único ganhou a opção de, após começar a tirar fotos/vídeos, adicionarmos mais tempo para captações únicas.

Como última novidade temos o modo Pro, que ganhou um nível que ajuda a orientar as imagens.

A Galeria

De forma inesperada, a Galeria ganhou a opção de fazer colagens com fotografias e vídeos que podemos depois partilhar no Instagram, editar a informação da fotografia, adicionar emojis às fotos e vídeos, bem como de pesquisar de forma mais robusta e rápido por conteúdo.

Fonte: HowToMen

Nas colagens é possível selecionar até seis imagens e o utilizador pode escolher o aspeto, quais os vídeos com som e a cor da moldura.

Ainda no campo da edição torna-se possível de cortar uma cara, animal, edifício ou outro objeto e copiá-lo para outra fotografia.

E as aplicações gerais e widgets?

Sem anúncios e mais polidas, a Samsung adicionou oficialmente um radar de meteorologia à aplicação do tempo, bem como uma forma mais facilitada e rápida de adicionar um evento ao calendário. O teclado (sendo das aplicações que mais pena tenho em não usar), ganhou algumas melhorias na barra de acesso rápido, ao combinar a tecla de emoji, stickers e GIFs.

Fonte: HowToMen

Outra grande novidade no teclado da Samsung é a correção gramatical, com uma parceria entre a Samsung e o popular serviço Grammarly. Infelizmente, do que se sabe, só o inglês é suportado.

Fonte: HowToMen

O menu de acesso e escolha de widgets foi redesenhado, muito ao estilo do Material You, dando ainda sugestões aos utilizadores. Para além de um novo widget do calendário — que permite ver os eventos do dia e todo o mês —, o widget de relógio para duas cidades/países foi redesenhado.

Fonte: HowToMen

O browser da Samsung dá agora sugestões no campo de pesquisas mal se começa a escrever e a pesquisa foi melhorada em todo o dispositivo. Quer na aba das aplicações, onde se torna possível de desinstalar uma aplicação após pesquisá-la ao pressioná-la, como a pesquisa na aplicação de Mensagens oferece mais detalhes e resultados, incluindo fotografias, vídeos e documentos.

Fonte: HowToMen

As Rotinas da Bixby receberam mais alterações, sendo possível começar uma rotina ao estarmos numa chamada ou quando uma notificação chega. Também se pode alterar as ordens dadas ao invés de as editar/apagar para depois acrescentar. Algumas restrições foram removidas, permitindo mais liberdade aos utilizadores, e pode-se agora ter imagens personalizadas para cada rotina utilizando a câmara/galeria.

A aplicação AR Emoji recebeu novidades, permitindo agora colocar o nosso emoji como fotografia de perfil em Contactos e na nossa Conta Samsung, sendo possível escolher de entre 10 novas posições ou criar a nossa própria expressão. Novos stickers foram adicionados e agora temos mais danças de emojis e que podem ser usados quando um contacto nos liga ou para personalizar o fundo dos nossos ecrãs de bloqueio. É ainda possível desenharmos roupas para os AR Emoji.

Samsung Health

Fonte: HowToMen

Com o grande investimento da Samsung na saúde, a sua aplicação dedicada a tal recebeu alterações na sua interface, com uma nova aba no menu que ajuda a aceder de forma mais fácil às diversas funcionalidades e informações do utilizador, como o sumário da semana e distintivos. Torna-se ainda mais fácil de adicionar amigos a desafios, foram adicionados novos alimentos à aplicação para que os possamos adicionar à nossa dieta diária. Ficou ainda possível selecionar a opção "outro" ou "prefiro não dizer" quando nos é questionado o género.

Acessibilidade

A atualização facilitou o uso de um rato para controlar o ecrã do equipamento, bem como de ajustar o contraste do ecrã para uma leitura mais fácil. Pode-se reduzir a transparência de toda a UI e ainda selecionar diferentes cores para cada notificação que se recebe.

Privacidade

O grande foco do Android 12 é a privacidade e, no caso da OneUI 4 tal não é exceção.

Fonte: Android Headlines

Esta atualização dá ao utilizador informações relativas a que sensores são usados, sendo mais fácil de negar o acesso a estes. Tal acontece, quer nas definições, quer diretamente no painel de acesso rápido.

Um ponto verde aparece no canto superior direito sempre que uma aplicação usa a câmara ou o microfone, sendo assim fácil de identificar algum comportamento anómalo.

Também a localização ganhou destaque e polimento, sendo possível de escolher que aplicação queremos que use a nossa localização precisa ou aproximada.

Animações e Fluidez

Contando com uma nova animação de carregamento, a Samsung agilizou as animações e melhorou a sua velocidade ao abrir e fechar aplicações, dando um aspeto mais polido e merecido.

Será de esperar que, em versões Beta futuras, este campo seja dos que mais possa sofrer alterações e melhorias.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.