Tecnologia

Web Summit 2021 arrancou em grande! Acompanha o Updated nos próximos dias

Acompanha o diário da Web Summit 2021 com o Updated

Eduardo Silva
1 de Nov de 2021
2 minutos de leitura
Web Summit 2021

A Web Summit 2021 arrancou esta segunda-feira, em Lisboa. A equipa do Updated marcou presença na Opening Night com uma grande receção a todos os participantes no regresso à versão presencial da conferência.

A grande abertura deu o mote para a edição deste ano, que conta novamente com um rico cartaz de breakout startups apresentado neste primeiro dia por Filomena Cautela e de onde se destacam as empresas Inferex, benshi.ai e iLoF, com serviços baseados na inteligência artificial.

Como é habitual, Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, subiu ao palco para dar as boas-vindas a todos os presentes na cerimónia de abertura e para introduzir algumas das personalidades da noite.

Carlos Moedas, recém eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, subiu ao palco para realçar alguns dos seus objetivos para o seu mandato, com a aposta na tecnologia e na capacidade de Lisboa se tornar num dos melhores locais a nível habitacional da Europa.

Já Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia, realçou a importância do Governo em apoiar a recuperação da economia mundial após o impacto da COVID-19. Nas palavras de Siza Vieira, a aposta nas energias renováveis e na tecnologia é um dos objetivos do Governo para os próximos anos.

Um dos destaques da noite vai para Nicolas Julia, CEO e cofundador da Sorare, uma das mais bem sucedidas empresas no mercado das NFT, com foco no mercado desportivo. Nicolas Julia realçou o crescimento da empresa em apenas três anos, tendo já atraído um importante investimento do Softbank. Para Julia, o mercado das NFT apresenta-se como um dos mais promissores nos próximos anos, com a valoração de todas as partes da Internet of Things e da identidade de pessoas e produtos online a subirem exponencialmente nos próximos anos.

O movimento #BlackLivesMatter esteve representado na Web Summit pela fundadora do movimento, Ayo Tometi. A ativista fundadora do mais importante movimento humanitário de 2020 realçou as dificuldades que a sociedade cria com base em estereótipos e questões raciais e como é um dos objetivos do movimento proteger as próximas gerações. Tometi realçou o papel dos media para a divulgação das mensagens do movimento #BlackLivesMatter, que muitas vezes são afetadas por questões políticas. Ayo Tometi deixou uma mensagem de incentivo e coragem às minorias em todo o mundo e um apelo à comunidade internacional para uma mudança de mentalidade generalizada.

A noite fechou com Frances Haugen e Libby Liu. Haugen marcou presença na Web Summit para abordar a forma como a sua posição no Facebook a levou a partilhar toda a documentação, que veio a demonstrar como as promessas de Mark Zuckerberg sobre como o Facebook está a tomar as providências necessárias para erradicar o ódio e a violência na rede social não só não são efetivas, como são especialmente agravadas nos países subdesenvolvidos. Libby Liu acompanhou Frances Haugen e falou da importância dos whistleblowers para expor problemas da sociedade ocultos por empresas com a dimensão do Facebook e como estes indivíduos devem ser protegidos.

O Updated vai marcar presença nos próximos dias da Web Summit 2021! Acompanha o diário do evento todos os dias através do nosso site ou das redes sociais.

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.