Tecnologia

WhatsApp vai finalmente permitir a utilização em mais do que um smartphone

Um desejo antigo de muitos utilizadores que pode finalmente vir a tornar-se realidade.

Eduardo Silva
1 de Out de 2021
2 minutos de leitura
Photo by Adem AY / Unsplash

O WhatsApp é um dos serviços de mensagens online mais conhecidos e utilizados do mundo, mas peca em alguns aspetos. O capítulo da segurança e privacidade é o que mais tem dado que falar, já que, ano após ano, vai gerando controvérsia com algumas decisões questionáveis (especialmente com o cada vez maior controlo do Facebook sobre os dados dos utilizadores).

No entanto, toda uma legião de fãs do WhatsApp continua a recorrer à sua aplicação diariamente, sendo que chega, muitas vezes, a ser uma ferramenta de trabalho. Ora, para os utilizadores mais regulares, há uma inconveniência que certamente não deve ter passado despercebida a muitos e que, para outros, pode mesmo ser limitativa: a impossibilidade de utilizar o WhatsApp em mais do que um dispositivo em simultâneo.

Atualmente, os utilizadores da versão estável apenas podem manter a sua conta aberta e utilizável num dispositivo de cada vez. Para além da inconveniência de ter de recorrer sempre ao mesmo dispositivo para aceder à aplicação, isto tem ainda implicâncias ao nível da transferência de dados, já que ao passar para um novo smartphone, o utilizador deve atualizar a sua cópia de segurança e, posteriormente, descarregar todas as mensagens e ficheiros para o novo dispositivo que vai receber a conta.

De acordo com o website WABetaInfo, a equipa de desenvolvimento do WhatsApp está a trabalhar numa nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores fazerem uso da aplicação, pela mesma conta, em dois smartphones. No passado mês de julho, o programa de testes da aplicação recebeu a funcionalidade Multi-Device, que permite aos utilizadores manterem a sessão da sua conta iniciada na aplicação para smartphone, no WhatsApp Web, Desktop e Portal em simultâneo, não sendo necessário o acesso à internet através do smartphone para enviar mensagens.

Agora, segundo as informações recolhidas pela fonte (e conforme a imagem abaixo nos permite apurar) o WhatsApp deverá receber em breve na sua versão de teste o Multi-Device 2.0, uma versão que permitirá aos utilizadores manterem a sessão iniciada em dois smartphones ao mesmo tempo.

Segundo a fonte, esta imagem aparecerá no ecrã do utilizador quando é feito o login no segundo dispositivo. Ao entrar na conta, o WhatsApp fará o trabalho todo, descarregando as conversas e ficheiros da cloud, sem necessidade de manter o primeiro dispositivo ligado à internet. Ainda assim, garante a fonte que todos os ficheiros continuarão a ser encriptados, de forma a manter a segurança dos utilizadores.

Para já, a versão beta da aplicação para iOS está a ser o "palco" dos testes desta funcionalidade, mas a versão Android deverá também a deverá receber em breve.

Para além do Multi-Device 2.0, a fonte de hoje conseguiu também apurar que o WhatsApp está a trabalhar numa versão da sua aplicação para iPad e para tablets Android.

Infelizmente, ainda não há informações quanto à disponibilização ao público de uma versão estável da aplicação com estas novidades. Aliás, sendo esta a primeira vez que os utilizadores do programa de testes têm acesso à funcionalidade Multi-Device 2.0, poderá mesmo levar meses até que chegue à versão estável do WhatsApp para todos os utilizadores..

Não percas pitada do UPDATED!

Assina a nossa newsletter para receberes as últimas novidades de Tecnologia diretamente na tua caixa de entrada.

Oops! There was an error sending the email, please try again.

Awesome! Now check your inbox and click the link to confirm your subscription.